5 obstáculos comuns na hora de inovar e como superá-los



Quando o assunto é inovação, muitas empresas têm dificuldades de colocar em prática ações que realmente sejam efetivas para seus negócios. E, nessa jornada cheia de incertezas, acaba inovando simplesmente pelo fato de inovar, ou seja, não tem uma solução real atrás daquela tecnologia. E aí, a inovação fica em segundo plano e dá espaço apenas para a tecnologia - que não necessariamente é uma inovação.


Bom, se você não entendeu nada do que acabamos de falar, nós vamos te dar um exemplo de quando essa situação acontece: robôs! Em quantas empresas os robôs fazem sucesso e, por ter a existência dele nesse ecossistema, as pessoas acham que estão inovando?


Se você está fazendo isso, desculpe em te dizer, mas você não está inovando - e esse é um dos grandes erros dentro desse setor. E sabe por qual motivo você não está inovando? Pois, inovar não é apenas trazer tecnologia para dentro do seu negócio. Inovar é otimizar ou até mesmo desenvolver do zero um produto ou processo que solucione algo que precisa ser melhorado.


E, se você prestou atenção, em momento algum falamos de tecnologia quando falamos de inovação. Afinal de contas, apesar delas estarem juntas, uma não depende da outra. E achar que inovação e tecnologia são as mesmas coisas, é um dos maiores erros que as empresas podem cometer. E, se começar assim, todo o processo já está errado.


Mas, calma! Nós vamos te ajudar a superar todos esses desafios.




1. Entender que inovação e tecnologia não são a mesma coisa


Como acabamos de explicar na introdução desse post, inovação e tecnologia não são a mesma coisa - apesar de andarem lado a lado.


Quando falamos de inovação, estamos falando de encontrar formas diferentes para solucionar um problema antigo. E, para essa solução, um produto de software, por exemplo, não é a única possibilidade.


Por isso, inovar não é necessariamente inserir tecnologia no dia a dia da empresa. É saber perceber os problemas do seu negócio e entender como solucioná-los de um jeito inovador, ou seja, diferente do que já estava sendo feito até então.


E, para ter a solução e conseguir ter essa visão dos problemas enfrentados, é preciso também trabalhar a cultura da empresa.


Vamos falar sobre isso no próximo obstáculo.




2. Engajar empresa para inserir essa cultura no dia a dia


Quando falamos de inovação, estamos falando de pessoas. Fizemos uma live onde exploramos bastante esse assunto e conversamos sobre a importância das pessoas nesse processo de inovar.


E o motivo pelo qual elas são tão importantes é que sem elas não existe o diagnóstico dos problemas e nem o encontro das possíveis soluções para eles. Consequentemente, não é possível inovar sem pessoas.


Sendo assim, é fundamental engajar seu time para que viva a cultura da inovação no seu dia a dia. E não apenas um time, estamos falando da empresa toda. E existem formas certas de se fazer isso, com metodologias corretas e que realmente irão te guiar para um caminho mais certeiro dentro desse ecossistema.


Veja alguns conteúdos que podem ajudar nesse sentido:



3. Muito foco em investimentos e pouco na solução de problemas


Outro erro bem comum no mundo das startups, principalmente, é acreditar que para inovar e inserir esses processos dentro da empresa é preciso um grande investimento. E aí, começa aquela busca incansável por um investidor-anjo que aposte na sua ideia ou no seu projeto.


Porém, quando um investidor escolhe o negócio que irá investir, ele precisa de números que comprovem a eficácia daquela solução. Sendo assim, se você focar demais em conseguir um investimento e não em validar se o problema que você está querendo solucionar realmente existe e se a solução oferecida realmente é eficaz, existe grande chance de você perder seu tempo.


Por isso, foque primeiro em validar a sua ideia. E depois, corra atrás de investimentos.


E para isso, dá uma olhada nesses dois materiais que podem te ajudar:



4. Falta de metodologia e paciência


Outro grande obstáculo das empresas que desejam inovar é a falta de metodologia e a impaciência na espera de ver as coisas acontecerem.


Dentro do mundo da tecnologia existe uma urgência de fazer as coisas acontecerem e até mesmo uma impressão errada de que uma startup, por exemplo, “do nada”, cresceu e virou uma potência.


A verdade é que por trás desse “do nada”, existe muito suor, estudo, otimizações e muita vontade de fazer acontecer. Por isso, se você quer implementar processos de inovação na sua empresa ou criar uma empresa inovadora, você vai precisar estudar sobre isso também e ter a paciência para fazer acontecer.




5. Não saber lidar com as incertezas


E, como você já deve ter percebido, esse caminho de inovação é cheio de incertezas. Por isso, pessoas que estão acostumadas a calcular todos os riscos e tomar decisões extremamente assertivas sobre os rumos dos seus negócios, acabam não conseguindo implementar processos de inovação.


Claro que não estamos falando sobre inovar sem um estudo, sem olhar os números do mercado e afins. Muito pelo contrário! Você deve fazer isso, essa é uma boa prática.


Porém, a verdade é que, mesmo fazendo esse estudo, você não tem certeza de nada. E precisa seguir no caminho mesmo assim.


Então, você precisa desenvolver sua resiliência, sua determinação e disciplina para conseguir alcançar grandes vôos dentro do mundo da inovação.


E aí, conseguiu se identificar com algum desses obstáculos? Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco melhor esse mundo e saber como superar todas essas dificuldades.


Precisando de ajuda, já sabe. É só nos chamar! Estamos aqui para te ajudar a inserir a inovação no dia a dia da sua empresa de um jeito que transforme verdadeiramente a realidade de todos.


Então, conte com a Evoluum! E nós contamos com você…


29 visualizações0 comentário