top of page

Como acelerar o processo de desenvolvimento de novas tecnologias e inovações?

Atualizado: 2 de nov. de 2022



Desenvolver novas tecnologias e inovações dentro da sua empresa, não é mais um diferencial, e sim, uma necessidade. A Nova Economia exige que os negócios estejam em busca de novas oportunidades, novas soluções e produtos inovadores que agregam valor aos consumidores.


Esse processo de desenvolvimento precisa ser contínuo e incentivado em todas as dimensões e setores da empresa. E para as empresas que já estão acelerando a velocidade do processo de transformação digital da sua empresa, separamos alguns pontos que precisam ser desenvolvidos e postos em prática.


Growth Hacking

Essa dica não é uma ferramenta a ser seguida, é uma mentalidade! O Growth Hacking é uma cultura que deve ser implementada na empresa com o intuito de aumentar o crescimento do seu negócio por meio de hipóteses e processos de validação. Isso quer dizer que para ter certeza de que sua ideia ou hack de crescimento é uma boa opção, você precisa encontrar maneiras de aplicá-la e validá-la.


Existem 5 passos a serem seguidos na mentalidade Growth:

  • Identificar o principal problema que o negócio enfrenta;

  • Pontuar as melhores ideias de possíveis melhorias;

  • Elaborar um protótipo para testar e aplicar a ideia;

  • Aprender com os erros e acertos;

  • Aproveitar o aprendizado para novos testes.




Processo de Inovação Contínua

Com a necessidade de constantes transformações digitais nos atuais modelos de negócios, é necessário utilizar ferramentas que possibilitem a continuidade dessa evolução. Uma das ferramentas que podem ser usadas é o Processo de Inovação Contínua.


Praticar a Inovação Contínua é uma forma não só de desenvolver novos produtos, mas também de ter constantes melhorias em processos e projetos de produtos, serviços e tecnologias. Existem diversas formas de dividir etapas desse processo e o ideal é identificar quais são as melhores de acordo com o seu negócio e produto. Mas com certeza essas três etapas são fundamentais:



Pesquisa e descoberta

Para desenvolver novas soluções, serviços, produtos ou encontrar formas inovadoras de aprimorar algo no seu negócio, é necessário pesquisar, investigar processo e de preferência, conversar muito com o seu cliente. É a partir da curiosidade de identificar problemas e dificuldades, que novas ideias surgirão.

Teste e validação

Depois de identificar novas oportunidades de negócio e produto, é o momento de testar as soluções na prática. Quando a solução pensada é um produto, o ideal é desenvolver um MVP. A partir dos testes com um mínimo produto viável você poderá validar essa solução ou identificar que é preciso alterações para solucionar os problemas que você identificou na etapa anterior.

Análise de resultados e métricas

Depois de ter um produto validado, você pode captar diversos dados e métricas a partir dele. Essas informações são essenciais para dar direcionamento do caminho de desenvolvimento de um produto completo e também de ferramentas que podem ser aprimoradas. E com esses dados você pode encontrar novas oportunidades. E assim você inicia novamente o processo, mantendo uma inovação contínua.


Confira o 10º episódio do Evoluumcast sobre MVP e saiba mais sobre validação de produtos.


Tenha uma liderança positiva

Costumamos dizer que não se faz tecnologia e inovação sem pessoas. Para que uma cultura de inovação seja implementada com sucesso na sua empresa, você precisa que os líderes estejam prontos para uma liderança positiva que incentiva o time a encontrar novas soluções e que está totalmente disponível a ouvir ideias e possíveis soluções.


O intraempreendedorismo é fundamental em empresas que estão em um processo de transformação digital e que buscam maior reconhecimento no mercado. Quando seu time está alinhado com os propósitos e objetivos, tudo acontece de forma mais natural e positiva.


Conclusão

É importante deixar claro que para que o desenvolvimento de tecnologia e de processos inovadores seja efetivo, uma cultura de inovação precisa ser implementada no negócio, fazendo com que todos os colaboradores, de todos os setores da empresa, estejam envolvidos. Não basta apenas um setor ser responsável pela inovação ou somente algumas pessoas.

102 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page