A Nova Economia faz com que as empresas tenham que alterar o seu jeito de pensar e fazer negócios, visto que os modelos de negócios utilizados até a década de 90, podem não gerar tanto sucesso hoje. Sabemos que empresas grandes e estabelecidas no mercado têm o seu modus operandi e que por terem conquistado sucesso com ele, podem querer continuar com estes mesmos processos.
Entretanto, o mercado consumidor do século XXI está diferente e em constante mudança. O uso da tecnologia cresceu demais e a digitalização das informações permite mais acesso e conhecimento aos clientes. E outro fator relevante é que com mais tecnologias, a competitividade das empresas aumenta muito.
Fatores críticos do mercado
Existem fatores críticos de sucesso para as empresas que fazem parte do mesmo mercado. Isso quer dizer que dependendo do nicho de mercado em que o seu negócio está inserido, terá de seguir algumas premissas básicas que são importantes para o sucesso.
Então quando falamos em fatores críticos do negócio, é sobre características aplicadas ao mercado em geral em que a empresa está inserida. Mas os pontos fortes, são relacionados a empresa em específico. Para manter uma vantagem competitiva, é interessante estar na frente nos fatores críticos do mercado, utilizando os pontos fortes da empresa. Para gerar uma vantagem competitiva sustentável, sua empresa deve estar na liderança do mercado por anos ou mesmo décadas, principalmente, quando se fala em grandes empresas. As empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras e conseguem se perpetuar como pioneiras no mercado.
Um dos exemplos de vantagem competitiva que ocorre, é a lembrança que os consumidores têm em relação a sua marca ou seus produtos. Quanto maior a relação do público, maior a confiança e a probabilidade de fidelização em relação a empresas concorrentes. Entenda que o valor intangível associado à empresa faz parte do diferencial competitivo de mercado.
Engajamento da equipe
O intraempreendedorismo está cada vez mais comum nas empresas. Nós sabemos o poder do trabalho em equipe, principalmente, quando o time é engajado e muito unido. Incentive os colaboradores a pensarem e agirem dessa forma. Quando as pessoas do time se conectam de forma genuína com o trabalho feito, grandes ideias surgem, novas soluções são aplicadas e inevitavelmente seu negócio sai na frente agregando valor ao que é entregue ao cliente e ao mercado. Sua empresa pode ter um grande diferencial competitivo fortalecendo a relação entre os colaboradores e com os objetivos da empresa.
Tecnologia e Inovação
Não existe como ter diferencial competitivo na Nova Economia sem utilizar a tecnologia e inovação como alinhadas no crescimento empresarial do negócio. Isso porque, somente com o auxílio dessas ferramentas para que novas soluções, produtos ou processos sejam implementados, de modo que agregue valor à imagem que o cliente tem da sua empresa.
Ao investir em novas tecnologias e inovações, é possível melhorar os processos internos, usar novos softwares, implementar ferramentas e desenvolver melhores soluções para o consumidor.
Conclusão
Entender o mercado, acompanhar o processo de mudanças em relação à Nova Economia e focar em pessoas, é o caminho para que sua empresa tenha reconhecimento no seu segmento de atuação e principalmente, a admiração dos consumidores.
Empresas pioneiras e inovadoras tendem a se perpetuar no mercado e serem reconhecidas por tais feitos. Ser pioneiro hoje significa muito em um mercado que está cada vez mais competitivo e exigente.
Saiba +
Aqui no Blog da Evoluum você encontra diversos materiais e conteúdos sobre Inovação, Tecnologia e Nova Economia. Acompanhe as publicações e também nosso videocast!
留言