Como implementar a transformação digital nos principais setores da minha empresa?

Atualizado: 15 de jun.


A transformação digital é a aplicação de ferramentas digitais para melhorar a eficiência e o valor do cliente, gerenciar riscos e explorar novas oportunidades de receita.


O que é transformação digital

A transformação digital usa a tecnologia para resolver problemas empresariais tradicionais, como produtividade, eficácia e desempenho. Estamos nos tornando cada vez mais próximos da tecnologia, por isso, precisamos de habilidades para usar facilmente esses recursos e colher todos os benefícios de uma transformação digital.


Por isso, queremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema de forma simples e prática. Quer saber tudo o que há para saber sobre a transformação digital? Confira este artigo.


Como aplicá-la em empresas

A transformação digital é um processo contínuo que é impulsionado por novas tecnologias. No entanto, o conceito vai muito além, descrevendo mudanças que entram em uma cultura, organização e suas operações com o objetivo de integrar estrategicamente ferramentas digitais, processos e capital humano.


Essa integração é um dos fatores que determina o sucesso ou o fracasso da transformação digital em um negócio; o papel de cada peça é essencial para aproveitar todos os benefícios do processo. Além disso, o planejamento – avaliar as necessidades, sem dispensar a flexibilidade ou capacidade de se adaptar –, também é fundamental.


Como é feita a transformação

As empresas reconhecem a necessidade da transformação digital, mas muitas não sabem por onde começar. Todo negócio deve ter sua própria definição de sucesso, mas essas são as etapas que todos devem considerar ao criar um plano estratégico de transformação digital:

  • Compreender o mercado e a posição da organização dentro dele, bem como os consumidores atuais e futuros.

  • Examinar a trajetória do mercado para que a empresa possa prever o potencial de disrupção digital e como ela pode se desorganizar em vez de ser interrompida por outros.

  • Conduzir pesquisas internas e externas para identificar propostas de valor existentes e potenciais.


  • Criar uma visão para o futuro da empresa, incluindo como os bens e serviços devem mudar para atender às demandas e expectativas dos consumidores.

  • Crie um plano de transformação digital que mostre como ir de onde você está agora para onde deseja estar no futuro.

  • Os executivos devem examinar os recursos existentes da organização – desde as habilidades humanas até a atual pilha de TI – como parte desse planejamento estratégico; descrevendo quais recursos extras serão necessários e estabelecendo um plano para obter tais recursos.


Ressaltamos que a transformação digital é um processo contínuo. Especialistas acreditam que as empresas devem avaliar e mudar sua estratégia e processo de transformação digital regularmente para otimizar o valor comercial. Acompanhe a seguir quais as principais áreas que uma empresa precisa digitalizar.


Principais áreas a se digitalizar

A transformação digital requer uma investigação aprofundada de todas as partes de uma empresa: desde a cadeia de suprimentos até o fluxo de trabalho em todos os departamentos. Ela analisa, além das habilidades e competências dos trabalhadores, a forma como eles se envolvem com os consumidores.


Assim, podem ser identificadas as principais áreas que necessitam de desenvolvimento e suas melhores soluções. Para te ajudar, veja quais áreas você deve considerar:

  • Atividades comerciais (considere todos os departamentos – marketing, RH, suporte ao cliente e operações);

  • Processos de negócios;

  • Ecossistemas de negócios;

  • Modelos de negócios;

  • Gestão de ativos;

  • Cultura da empresa;

  • Clientes, colaboradores e parceiros comerciais.


O processo de transformação digital necessita da gestão e automação das operações. Com tanta tecnologia à nossa disposição, agora é a hora de colocá-la em prática e agilizar o crescimento e o desenvolvimento corporativo. A transformação digital está disponível para todos, cabe a nós praticá-la.







12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo