top of page

Como inovar utilizando tecnologia



O processo de digitalização de empresas tradicionais deve ser um processo contínuo e infinito. Isso porque o mercado exige que todos passem por uma transformação tecnológica e digital para se manter à frente do mercado e dos concorrentes, bem como gerar interesse nos consumidores. A digitalização de informações, processos e atividades refletem diretamente no perfil de operações das empresas, inclusive nas estratégias de médio e longo prazo.


Diversas tecnologias surgem todos os anos e claro que, as empresas que aproveitam delas conseguem desenvolver novas soluções, encontram novas ideias e consequentemente, alcançam um grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Esse movimento de transformação digital ocorre até mesmo em mercados mais tradicionais.


Diagnóstico e identificação de problemas

Para saber quais novas tecnologias se encaixam melhor ao seu negócio, é importante realizar um diagnóstico para entender qual o nível de maturidade de transformação digital da sua empresa. A partir de uma análise completa de diferentes dimensões da empresa, é possível identificar pontos fortes e fracos, além de quais problemas podem ser solucionados com inovação e tecnologia.


Nessa etapa de análise e diagnóstico é super importante pensar em um planejamento de médio e longo prazo para alinhar novas soluções com o futuro que se deseja para o negócio. Um relatório publicado pelo Conselho de Práticas Avançadas (APC) diz que é importante avaliar 6 dimensões: Visão estratégica, Cultura e inovação, Conhecimento e propriedade intelectual, Recursos digitais, Alinhamento estratégico e Ativos da tecnologia.


Identificando os pontos de melhoria e traçando um planejamento de ações, é possível desenvolver todas as áreas da empresa e realizar a transformação digital necessária para acompanhar o mercado atual. Só a partir disso, você saberá quais novas tecnologias são mais adequadas para o seu negócio.


Mercados tradicionais utilizando novas tecnologias

O mercado da saúde tem aproveitado novas tecnologias de uso de dados para fortalecer o sistema de atendimento e aprimorar a qualidade de diagnóstico. Com o uso de Iot (internet das coisas) é possível conectar diversos aparelhos de forma que eles se comuniquem entre si, tendo atualizações simultâneas em tempo real e garantindo a segurança e veracidade dos dados. Com maior quantidade de informações é possível obter dados estatísticos e que colaborem para melhores diagnósticos.


Confira o Case App Cliente UGF. Projeto desenvolvido colaborativamente entre a Evoluum e a Unimed Grande Florianópolis.


Uma outra tecnologia fundamental para as empresas que querem investir em novas tecnologias, é o uso de operações em nuvem. O cloud operation está se tornando popular nas empresas por gerar grandes benefícios às organizações, como aumento de escalabilidade, maior segurança de dados, acesso remoto ilimitado e atualizações sem interrupções. Esse tipo de tecnologia pode ser uma grande aliada na automatização de processos diários e para o crescimento do seu negócio.


E sua empresa também pode pensar no uso de inteligência artificial. Apesar de parecer algo muito futurístico e sem aplicabilidade em empresas e indústrias mais tradicionais, não é. O setor da indústria automobilística, por exemplo, tem utilizado sistemas que realizam tarefas de forma automática e que diminuem o tempo de trabalho gasto.


Impacto da digitalização nas empresas

Como já falamos, o processo de implementação de novas tecnologias precisa ser uma tarefa contínua, então, além de investir em inovações para o negócio, é necessário investir em propriedade intelectual. Seu time precisa estar preparado para lidar com novas soluções e ferramentas que podem ser inseridas no dia a dia. Preparar a equipe para novos processos e treiná-los para que acompanhem o processo de transformação digital é fundamental para garantir que essa jornada seja de sucesso.


A inclusão de novas tecnologias na empresa gera impactos positivos de muita transformação e todos precisam estar adaptados com as tecnologias.


Saiba +

Nossos conteúdos falam muito sobre inovação, tecnologia e Nova Economia. No nosso blog você encontra diversos materiais que podem auxiliar muito o seu negócio na transformação digital e na escolha de novas tecnologias.


325 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page