top of page

Desenvolvimento de software sob demanda: quais suas vantagens?


Uma empresa necessita de um software sob demanda quando nenhuma outra ferramenta disponível consegue se adaptar às necessidades diárias. Sejam as demandas dos colaboradores por um software que tenha todas as funcionalidades ou dos clientes e usuários que acessam esse sistema.


Muitas vezes, as ferramentas disponíveis no mercado podem sim ser adequadas à sua demanda. Mas é necessário observar se elas são ágeis, flexíveis e operam corretamente quando é incluída alguma função essencial para o seu segmento.


Implantar um software sob demanda no seu negócio pode ter o objetivo de fornecer um sistema ou aplicativo próprio para os usuários e clientes. Outra opção é atingir o público interno e melhorar a rotina de processos.


Tudo isso é importante para garantir uma boa experiência do usuário e eficiência na operacionalização e na execução de cada tarefa. Ter um software sob demanda que funcione de acordo com o que você precisa é estratégico e faz parte da transformação digital.


Transformação Digital e software sob demanda

O que é preciso ter em mente é que a transformação digital promove uma mudança estrutural, uma vez que a inserção de um novo sistema ajuda a otimizar tarefas e métodos operacionais.


Sendo assim, todas as áreas da empresa são afetadas de uma maneira positiva. Ao investir na melhora da experiência do usuário e tornar os procedimentos internos mais eficientes, é muito provável que sejam minimizados e até mesmo eliminados erros de processo.


Algumas opções simples do que pode ser feito com um software sob demanda são:


  • Canal de relacionamento direto com o cliente;

  • Promoções personalizadas;

  • Sistema para acompanhamento do status de uma operação;

  • Novas ferramentas para seus colaboradores;

  • Funcionalidades que otimizam o trabalho;

  • Integração dos sistemas da empresa;

  • Comunicação com os funcionários.


Benefícios de um software sob demanda

Mais à frente nessa cadeia, essa nova tecnologia impacta a satisfação dos clientes e pode trazer novos negócios, aumentar o valor de mercado e alavancar as vendas. Entenda as mudanças e os benefícios que o software sob demanda pode trazer.

Transformação no modelo de negócios

Ao incorporar melhorias através de um software sob demanda, você transforma o modelo de negócios da sua empresa.


O cliente passa a ser o centro da sua estratégia já que a implantação de um novo sistema tem o objetivo de melhorar a experiência dele. Consequentemente, isso aumenta a taxa de retenção de clientes.


Flexibilidade

Um software sob demanda é mais flexível e adaptável aos sistemas que você já possui do que um software já pronto. Quando há necessidade de incluir novos módulos para atender novas demandas, ser o proprietário do código-fonte desse sistema facilita a customização.


Dessa forma, o novo software acompanha as mudanças e evolução dos processos da empresa.


Agilidade

Responder com agilidade às demandas do mercado por soluções e práticas mais ágeis mostra que a empresa está preparada para encarar desafios. E mais do que isso, mostra adaptabilidade, modernidade e visão de futuro. Assim, você garante seu espaço frente à concorrência.


Redução de custos

Além disso, o software sob demanda gera economia. Por ser uma ferramenta nova e desenvolvida especialmente para você, ele terá uma vida útil longa. Os gastos com manutenção e correção de erros são bastante minimizados.


O aproveitamento completo do sistema também é uma vantagem. Muitas vezes, sistemas de prateleira oferecem diversos recursos que não se encaixam nos seus processos e nunca serão utilizados. Ou seja, existe o gasto com funcionalidades praticamente inúteis.


Com o software sob demanda você especifica quais são as funções necessárias para o seu sistema, logo na etapa de especificação de requisitos. Isso significa o gasto apenas com o que vai ser útil e utilizável.


Implementação facilitada

Com uma equipe externa de desenvolvedores implementando seu novo sistema, isso pode ser feito em etapas para não atrapalhar a rotina da empresa. Através de um cronograma de implantação por módulos isso se torna muito mais organizado.


Além disso, sua equipe vai se habituando aos poucos com as novas funções e pode solicitar ajuda e instruções sobre como o novo sistema opera. Ainda, se houver necessidade de ajustes no software, a proximidade dos desenvolvedores com o seu time facilita essa comunicação.


Quando contratar um software sob demanda

A necessidade de personalizar processos, serviços e produtos é o que impulsiona as empresas a contratarem o desenvolvimento de um software sob demanda. Porém, o desafio é compreender quando é o momento adequado para investir em uma solução tecnológica deste porte.


Muitas vezes esse movimento precisa ser feito quando não existe capacidade técnica para construir um sistema do zero. O desafio é ter uma visão nítida para transformar uma ideia em algo concreto que atenda às expectativas.


O primeiro passo é verificar se o sistema que você possui supre as suas necessidades e se esta tecnologia está se tornando obsoleta. Outro ponto que merece atenção é o feedback dos clientes e usuários em relação ao software atual.


Se você ou seu time detectarem que o processo produtivo está demorado e o sistema que vocês utilizam não satisfaz as exigências do mercado, é a hora de mudar. Afinal, continuar utilizando ferramentas obsoletas e limitadas é anti-produtivo e pode trazer muitos prejuízos.


Um software sob demanda é essencial para melhorar os resultados. Uma nova estratégia de negócios pode trazer mais retorno sobre o seu investimento. Além disso, você estará sempre preocupado em agregar valor ao cliente e em dia com as demandas dos parceiros.


Para implementar novas ferramentas e alavancar seu negócio, conte com o time da Evoluum! Nossa experiência com softwares sob demanda pode impulsionar o seu negócio para a era da transformação digital e para a conquista de novos mercados.


Entre em contato conosco e tire sua ideia do papel!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page