Empresa de desenvolvimento de software: devo contratar?


O setor de tecnologia da informação (TI) cresce cada vez mais no mercado brasileiro. No ano de 2019, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) junto ao IDC realizaram uma pesquisa que mostrou um crescimento de 10,5% no ramo de TI em relação ao ano anterior. A empresa de desenvolvimento de software faz parte dessa realidade.

Em meio a essas estatísticas e à transformação digital que estamos passando, você já pensou em adotar um uma empresa de desenvolvimento de software ou contratar desenvolvedores? Neste artigo discutiremos sobre essa dualidade e qual delas funciona melhor para o seu negócio atualmente.

Para você que ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.


O atual cenário das empresas de TI

O mercado de tecnologia da informação cresceu de maneira descontrolada nos últimos anos. Cada vez mais encontramos resquícios tecnológicos no nosso cotidiano, mostrando que os profissionais de TI estão presentes em toda a nossa vida.

Por isso, quando falamos sobre criar uma equipe somente com desenvolvedores, estamos tratando de uma discussão muito pertinente ao mercado, que trata sobre a necessidade de um negócio versus uma decisão equivocada para o momento.

Imagine que você tenha um food truck que trabalha com o delivery de lanches. Para desenvolver e fazer a manutenção do aplicativo de vendas não é necessário contratar uma equipe própria para isso. Um time terceirizado já supre a demanda de ajustes e demais serviços.


Como lidar com essa nova realidade dentro das empresas?

Em meio a isso, contudo, é importante equilibrar o quanto a sua empresa necessita de um software próprio com uma equipe completamente voltada para isso, e a ajuda de uma terceira empresa, especializada no assunto.

A nova realidade dentro das empresas é de adotar serviços mais tecnológicos, mas isso não significa que o empresário realmente precisa de um time interno voltado somente para isso.


Contratar empresa de desenvolvimento de software

Uma opção que o mercado oferece é de contratar temporariamente ou de forma fixa desenvolvedores terceirizados, que supram as demandas daquele momento e que façam a manutenção de seu software.

Se você possui um e-commerce de beleza, por exemplo, mas que não tem tanta saída como a loja física, não se faz necessário criar uma equipe própria para realizar a gestão desse sistema.


Quais as vantagens de uma empresa de desenvolvimento de software?

Sim, sabemos que você está se perguntando nesse momento sobre as vantagens de utilizar terceiros para esse serviço de tecnologia da informação. Muitas pessoas enxergam esse processo como um risco, mas podemos provar o contrário!

Para isso destacamos aqui dois benefícios, que a contratação de empresas terceirizadas pode trazer na hora de aderir à tecnologia para a sua empresa e fazer uma gestão de qualidade e que supra a sua necessidade.


Qualificação

Em primeiro lugar, uma empresa de desenvolvimento de software possui especialistas qualificados nessa área. Caso seu negócio esteja pensando em adotar um time interno, será preciso estudar sobre como funciona esse mercado, quais as especializações necessárias, entre outros.

Por isso, em vez de você ter todo esse trabalho e ainda correr o risco de criar um time sem a qualificação que está em busca – já que essa não é a sua área de conhecimento – o ideal é contar com pessoas que entendam sobre isso e que já tenham uma equipe formada.


Disponibilidade

Além disso, quando uma empresa decide criar o próprio time, automaticamente esses colaboradores passam a ter diversas funções e perdem a disponibilidade total para um único software.

Isso é prejudicial em relação às terceirizadas, que estão o tempo todo disponíveis para realizar a gestão. Caso você precise de um reparo de urgência, a empresa de desenvolvimento de software é obrigada a dar esse serviço em pouco tempo.


Quais os desafios de contratar desenvolvedores?

Caso você ainda tenha em mente que a contratação de desenvolvedores é a melhor opção, vamos mostrar também os desafios que essa escolha pode trazer para a sua empresa, principalmente no quesito organizacional.

Por isso, preste bastante atenção e repense antes de formar uma equipe própria, sendo que seu negócio não demanda tanta atenção sobre sistemas próprios.


Encontrar pessoas especializadas

Um dos maiores desafios que o empresário encontra na hora de formar um time de TI é recrutar um profissional realmente especializado. Isso se deve à falta de conhecimento sobre os requisitos básicos para um desenvolvedor, levando a uma série de problemas dentro da empresa.

Imagine que você recrutou um colaborador para fazer manutenções no seu aplicativo, mas ele não é desenvolvedor mobile. Essa situação pode gerar uma imensa dor de cabeça, já que o time de recrutamento não possui, muitas vezes, conhecimento suficiente sobre o que é necessário para contratar.


Investir do zero

Além disso, uma dificuldade imensa que surge na hora de contratar desenvolvedores é investir do zero. Começar uma equipe pode, sim, ser algo benéfico para a sua empresa, mas na maior parte das vezes o empresário não está preparado para tamanho investimento.

Por isso, ter o auxílio de uma empresa de desenvolvimento de software pode ser não somente uma maneira de lidar com pessoas realmente qualificadas, mas também de saber investir no que é necessário e no que pode para aquele momento.


Conclusão

Por fim, compreendemos que contratar desenvolvedores é uma opção viável para empresas que trabalham diretamente com sistemas de tecnologia e que precisam de manutenção e demais serviços o tempo todo.

Para aqueles que não necessitam de atenção 24 horas, uma empresa de desenvolvimento de software já basta, visto que ela dá o suporte quando é preciso e dispõe de profissionais altamente capacitados para atendê-lo.

Para você que curtiu o assunto e quer saber mais sobre desenvolvimento de sistemas, transformação digital e assuntos como esses, continue aqui e acompanhe onosso blog!

7 visualizações0 comentário