Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa no comportamento do consumidor em relação à forma como ele é atendido e como obtém informações sobre produtos e serviços. Com o avanço da internet e o aumento do acesso à tecnologia, o consumidor está cada vez mais informado e exigente, e busca uma experiência de compra mais personalizada e conveniente.
Antes, o atendimento ao consumidor era feito principalmente em lojas físicas ou por telefone, mas agora, muitas empresas oferecem atendimento via chat, email ou redes sociais e aplicativos. Além disso, o consumidor tem mais poder na hora de tomar decisões de compra, uma vez que pode pesquisar informações sobre produtos e serviços na internet e comparar preços e qualidade antes de efetuar uma compra.
“No cenário de hoje, a primeira venda não é o produto, mas sim a informação.” - Samuel Silveira, CEO da Evoluum.
O comportamento atual dos consumidores
É importante entender que atualmente existem 4 gerações consumindo. Cada uma delas possui necessidades e preferências diferentes. Por isso cabe às empresas investir em maior qualidade de atendimento, respeitando os comportamentos dos diferentes públicos. Uma experiência multicanal pode facilitar o acesso à informação para garantir a preferência em relação à concorrência e assim aumentar o nível de satisfação e fidelização dos clientes com a marca.
A experiência multicanal de atendimento se refere ao uso de múltiplos canais de comunicação para atender e interagir com os clientes. Isso significa que as empresas oferecem diferentes opções para que seus clientes possam entrar em contato, como chat, email, telefone, redes sociais, aplicativos, lojas físicas, entre outros.
Ao disponibilizar várias opções de canais de atendimento, as empresas têm a capacidade de atender aos clientes de maneira mais conveniente e eficiente, permitindo que o cliente escolha o canal que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.
As empresas que desejam acompanhar essa mudança no comportamento do consumidor precisam se adaptar e oferecer uma experiência de compra mais personalizada, conveniente e rápida. É fundamental que elas estejam presentes nas plataformas digitais mais relevantes para seu público-alvo e ofereçam opções de atendimento multicanal para atender às expectativas do consumidor moderno. E antes de oferecer um bom produto, sempre que possível esteja na frente do seu concorrente entregando as informações que os clientes necessitam.
Inovar pode aumentar a qualidade de interação com o seu cliente
Um aplicativo pode ser uma excelente ferramenta para melhorar a experiência e a comunicação com os clientes do setor varejista. Com a popularização dos smartphones e o aumento da conectividade, os consumidores estão cada vez mais habituados a utilizar aplicativos para realizar tarefas do dia a dia, como pedir comida, reservar viagens, fazer compras online, entre outras atividades.
Com novas tecnologias é possível criar ótimas soluções para aprimorar a experiência do cliente com uma empresa. Uma das formas, é oferecer aos consumidores um aplicativo com diversas funcionalidades. Claro que, essas ferramentas oferecidas precisam atender a uma real necessidade do consumidor.
Um aplicativo pode oferecer diversas vantagens para as empresas do setor varejista, como a possibilidade de personalizar a experiência de compra, oferecer promoções exclusivas, enviar notificações personalizadas, entre outras funcionalidades. Além disso, o aplicativo permite que as empresas conheçam melhor seus clientes e ofereçam um atendimento mais eficiente e direcionado, com base em informações como histórico de compras, preferências e comportamentos de navegação.
O desenvolvimento de um aplicativo para o setor varejista pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente de diversas formas. Algumas das principais vantagens são:
Atendimento personalizado
Um aplicativo pode ser utilizado para armazenar informações sobre o cliente, como histórico de compras, preferências, hábitos de consumo, entre outros. Com essas informações, é possível oferecer um atendimento personalizado e mais eficiente, atendendo às reais necessidades e preferências do cliente.
Comunicação direta
Um aplicativo permite que a empresa se comunique diretamente com o cliente, oferecendo promoções exclusivas, descontos, sugestões de produtos, entre outros. Dessa forma, o cliente se sente mais valorizado e engajado com a marca.
Compras online
Muitos clientes preferem fazer compras online, especialmente depois da pandemia do COVID-19. Com um aplicativo, a empresa pode oferecer uma plataforma de compras online integrada com a loja física, permitindo que o cliente escolha o produto, faça o pagamento e agende a retirada ou entrega.
Feedback do cliente
Um aplicativo pode ser utilizado para coletar feedback dos clientes, permitindo que a empresa identifique problemas e oportunidades de melhoria. Com essas informações, é possível aprimorar o atendimento e oferecer uma experiência mais satisfatória para o cliente.
Conclusão
Tecnologia e inovação podem ser uma grande aliada para qualquer negócio do setor varejista, mas primeiro, é importante entender as necessidades dos consumidores e como aplicativos e softwares podem oferecer uma experiência de excelência aumentando a fidelização dos clientes.
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