Inovação: um desafio da área ou da empresa?



Com o objetivo de fazer a empresa viver a inovação na prática, muitos líderes optam por inserir uma área específica para esse assunto dentro do organograma da empresa. E aí surgem os heads de inovação, analista de inovação e por aí vai.


Mas, será mesmo que trazer a inovação para dentro dessa empresa é apenas responsabilidade deles? Será mesmo que a inovação está apenas dentro desse setor ou é responsabilidade da empresa como um todo?


É sobre isso que vamos falar nesse post! Por isso, se você tem interesse sobre o assunto, nosso convite é para que leia o post até o final, que tal?




Qual o papel do setor de inovação?


Para esclarecer as dúvidas levantadas no início desse post, o primeiro ponto para abordarmos é: qual o papel do setor de inovação dentro das empresas?


E a resposta, ao menos no nosso ponto de vista, é: trazer a cultura de inovação para dentro da empresa como um todo.


Falamos bastante sobre isso na live “Seu Time de Inovação Vai Matar a Sua Empresa”, vale a pena dar uma assistida se você tem interesse no assunto.


Nessa live, falamos que seu time de inovação vai matar a sua empresa se o objetivo dele for apenas inovar. Inovar simplesmente pela inovação! Isso está muito errado.


O jeito certo de inovar é trazendo essa cultura para todas as pessoas que vivem o seu negócio, e o time de inovação é um facilitador desse processo.




Então, é responsabilidade de quem inovar?


Diante desse ponto de vista, a responsabilidade de inovar não é apenas do setor de inovação, e sim da empresa como um todo.


Não adianta nada o setor de inovação trazer uma super tecnologia, por exemplo, para dentro da empresa, se no dia a dia ela não é prática, não resolve o problema e não tem aderência das pessoas que deveriam usar tal solução.


Além disso, muitas vezes os problemas que precisam de soluções inovadoras são vistos e percebidos por quem vive aquilo na prática. Sendo assim, aplicando metodologias corretas para ajudar a empresa como um todo a perceber esses gaps no processo e no produto, é a verdadeira função de um setor de inovação.


Já a inovação por si, sim, é papel da empresa como um todo.




Mas, como trazer a inovação como cultura dentro da empresa?


Esse é um grande desafio, principalmente para empresas tradicionais que precisam trazer a cultura da inovação para o seu dia a dia e continuarem ativos no mercado.


Por isso, dizemos que é um desafio e não algo impossível. Afinal de contas, existem inúmeras empresas que conseguiram passar por esse processo e trazer para o mercado soluções inovadoras usando todo o know how dos seus anos de prática no mercado.


E dentro da Evoluum temos grandes exemplos de empresas que conseguiram dar essa virada. A rede de lojas Koerich, por exemplo, desenvolveu com a nossa equipe o primeiro aplicativo financeiro do varejo catarinense. E já é um sucesso total, você pode saber mais aqui nesse link: CASE EVOLUUM: Lançamento App Konta – 1º aplicativo financeiro do varejo catarinense.


A Unimed Grande Florianópolis é outro exemplo, ao desenvolver um aplicativo que ajuda seu associado a encontrar a rede credenciada e facilitar o acesso ao suporte e informações de toda rede. Veja mais em nosso post no blog: CASE EVOLUUM: Novo App Cliente UGF.


E, se você está se perguntando como fazer isso dentro da sua realidade, nós podemos te ajudar. Em primeiro lugar, com alguns conteúdos:



E em segundo lugar, te convidando para trocar uma ideia com a nossa equipe e entender como funciona nossa metodologia de trabalho.


Nós da Evoluum desenvolvemos um framework próprio para os nossos clientes, onde atuamos não apenas no desenvolvimento no produto de software, como também desde a sua concepção até a validação do mesmo no mercado.


Então, se sentir que está na hora de contar com a nossa ajuda, é só nos chamar em nosso site, redes sociais e afins. Vamos adorar conversar com você!


24 visualizações0 comentário