Liderança inclusiva e humanizada: como aplicar na empresa



A liderança inclusiva e humanizada é um conceito que vem ganhando força nos últimos anos dentro das organizações modernas. Essa metodologia de atuação tem como foco o bem estar dos profissionais e o desenvolvimento colaborativo.


Esse formato de liderança busca desenvolver estratégias organizacionais com foco nos colaboradores. E com isso, gerar oportunidades e desenvolvimento pessoal e profissional para toda a equipe. Além disso, as empresas se beneficiam ao ponto de reter talentos altamente qualificados.


A liderança inclusiva e humanizada coloca os colaboradores das empresas como ponto central do desenvolvimento da organização. Esses profissionais são parte integrante dos planejamentos estratégicos desenvolvidos pela empresa.


Além disso, a liderança inclusiva e humanizada vai a contraponto da liderança autoritária. O líder autoritário, frequentemente limita seus colaboradores e impede a evolução pessoal desses. O que afeta o progresso de toda a empresa.


A implementação dessa nova forma de liderança, com foco nos colaboradores, se faz cada vez mais necessária. Confira na leitura abaixo um pouco mais sobre como funciona e os benefícios em adotar uma liderança inclusiva e humanizada.


O que é a liderança inclusiva e humanizada?

A gestão de pessoas em uma organização é um ponto central para o progresso. Colaboradores bem incentivados e valorizados têm melhora em seus rendimentos. E isso afeta toda a cadeia de produção da empresa.


Liderar não é uma tarefa fácil. Exige adaptabilidade, foco, flexibilidade e empatia. A tarefa de liderar exige que o gestor construa processos e espaços para incentivar e valorizar sua equipe de colaboradores.


Na liderança inclusiva e humanizada as principais características de um líder são a empatia e a colaboração. Um bom líder inclusivo e humano consegue balancear a tão importante produtividade dos profissionais com o bem estar desses colaboradores.

A liderança inclusiva e humanizada é considerada uma das soft skills mais demandadas pelas organizações. Isso porque, esta característica está diretamente ligada a inteligência interpessoal. A qual é fundamental para um líder de excelência.

Com as frequentes transformações que o mercado de trabalho vive, esse formato de liderança é cada vez mais exigido por empresas que avaliam seu desenvolvimento com foco na sua mão de obra.


Importância da liderança inclusiva e humanizada

A liderança inclusiva e humanizada garante que os colaboradores desenvolvam um senso de pertencimento ao espaço de trabalho. E que além disso, sintam-se valorizados e sejam ouvidos.


Com foco nos profissionais e na humanização dos processos, essa liderança garante um espaço mais harmonioso para se atuar. E com isso, todos os setores de uma organização acabam sendo transformados. Criando assim, uma cultura de gestão organizacional humanizada.


Na liderança inclusiva e humanizada o líder passa a ver seus colaboradores para além de realizadores de demandas e tarefas. Desse modo, nesse tipo de liderança, o gestor ouve constantemente os profissionais, estabelece espaços de debate de ideias e os trabalhos podem ser realizados em uma organização colaborativa.


Nesse espaço desenvolvido pela liderança, o colaborador encontra um local confortável para atuar e assim desenvolve ainda mais as suas qualificações e demandas. Além disso, o profissional estabelece uma relação de pertencimento com a empresa. E isso garante retenção de talentos para a organização.


Quais os benefícios em aplicar esse modelo de liderança?

A liderança inclusiva e humanizada é cada vez mais adotada pelas organizações pelos diversos benefícios que traz para o desenvolvimento dos seus setores.

Esses benefícios são vistos inicialmente na atuação e desenvolvimento dos colaboradores. E posteriormente essas mudanças na gestão organizacional são vistas nos resultados e números da empresa.


Retenção de talentos

Como citamos acima, uma liderança inclusiva e humanizada tem o papel de valorizar o colaborador e assim desenvolver nele o sentimento de pertencimento ao grupo, equipe e empresa. E com isso, os profissionais tendem a permanecer mais tempo na empresa. Esse benefício desse formato de liderança é positivo principalmente para os colaboradores jovens da organização.


Ambiente colaborativo

O desenvolvimento de um ambiente colaborativo é outra característica desse formato de liderança. Um ambiente colaborativo auxilia o desenvolvimento da autonomia dos colaboradores e a execução mais eficiente e rápida de demandas. Além de melhorar o engajamento das equipes com as tarefas.


Melhora no espaço organizacional

Um dos principais benefícios da liderança inclusiva e humanizada é a melhora do clima organizacional. Com colaboradores sentindo-se valorizados e com o estabelecimento de uma boa comunicação com os profissionais, o espaço de trabalho se torna mais amigável.


Elevação da produtividade

Todas as vantagens citadas anteriormente chegam a um ponto em comum: o aumento da produtividade dos colaboradores. Empresas que adotam esse formato de liderança verificam que seus profissionais passam a atuar com mais empenho, dedicação e colaboração. O que influencia diretamente nos resultados da empresa.


Como aplicar a liderança inclusiva e humanizada?

Para aplicar em uma organização a liderança inclusiva e humanizada é preciso desenvolver inicialmente algumas estratégias de liderança.


Em primeiro lugar é preciso estabelecer uma comunicação eficiente com os colaboradores. E essa grande parte desta comunicação eficiente está em ouvir os colaboradores. Mas, além disso, é preciso deixar claro os caminhos que a gestão pretende seguir, estabelecer parâmetros e objetivos.


Outro ponto importante para implementar esse formato de liderança é ter como foco os colaboradores. É importante estabelecer como ponto central da liderança inclusiva e humanizada o bem estar e as necessidades dos profissionais.


Este formato de liderança tem como uma de suas características o ambiente colaborativo. Isso significa, que desenvolver uma integração entre pessoas, setores e equipes é fundamental para que todos entendam a dinâmica e metodologia de trabalho da organização.


Cada colaborador possui um perfil pessoal e profissional. Por isso, outro ponto importante dessa gestão é identificar esses perfis e adaptar as demandas e a liderança da melhor forma para atender cada profissional.


Implementar a liderança inclusiva e humanizada traz diversas vantagens para colaboradores e para toda a empresa. Uma organização é feita de pessoas. E quando essas pessoas são valorizadas, elas se desenvolvem e desenvolvem a organização.


Leia+

Quer conferir outros conteúdos relacionados a liderança, tecnologia e inovação? Em nosso blog você encontra diversas dicas e análises para auxiliar você no processo de gestão da sua empresa. Acesse, confira e boa leitura!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo