Livro "Mindset de inovação: a Jornada do Sucesso para Potencializar o Crescimento da Sua Empresa"



O hábito da leitura é fundamental para qualquer pessoa que deseja crescer na vida, em todos os sentidos (emocional, intelectual, profissional,...).


Por isso, hoje começamos uma nova série de posts aqui no nosso blog: com resumos de livros. E, para estrear essa nova iniciativa, vamos falar sobre um livro muito importante para as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre inovação e mentalidade de sucesso.


É o livro "Mindset de inovação: a Jornada do Sucesso para Potencializar o Crescimento da Sua Empresa".



O que é Mindset de Inovação?


Muito mais do que uma estratégia ou um conceito, quando falamos de mindset inovador estamos falando de cultura da empresa. Mas, você sabe o que é a cultura de uma empresa?


Quando falamos da cultura de uma empresa, estamos falando não só da missão, visão e valores dela, mas também das atitudes, comportamentos e ações esperadas das pessoas que fazem parte desse ecossistema.


Sendo assim, uma empresa com mindset inovador tem a cultura de sempre aprender com seus erros, de buscar evoluir o tempo todo, de sempre buscar novas soluções para os problemas que estão passando e afins.



Como desenvolver o Mindset de Inovação?


As pessoas com mindset inovador entendem que sempre é possível aprender algo novo, e por isso elas se diferenciam tanto das pessoas de mindset fixo. Afinal de contas, quem tem mindset fixo não entende que as coisas podem mudar, serem otimizadas, melhoradas.


Mas, se você tem esse tipo de mindset, não se preocupe, pois mesmo assim você pode desenvolver seu mindset inovador. E nós vamos te mostrar algumas dicas para chegar lá…



Assuma riscos


Trabalhar com inovação e buscar formas de inovar dentro do seu negócio envolve necessariamente saber assumir riscos. Por mais que você não faça as novas ações da sua empresa sem um estudo, sem entender a realidade do mercado, ainda assim existe risco em muitos projetos que colocamos para rodar.


Isso não quer dizer que você precise abrir mão deles por não ter certeza. E, se der errado, tá tudo bem também!



Tenha paciência e siga o processo


Numa era em que as pessoas têm pressa para fazer tudo acontecer, e a tecnologia ajudou muito nisso, as pessoas têm pressa para tudo na vida.


Porém, para inovar, nem sempre esse é um processo rápido e fácil. Ele pode ser uma jornada extensa e cansativa, mas sem dúvida alguma, vale muito a pena.


Por isso, é fundamental que você tenha paciência e siga as metodologias que existem para os diferentes objetivos. Isso vai te ajudar muito a chegar onde realmente quer, sem desistir no meio do caminho e não atingir os objetivos esperados.


Seja paciente, e siga o processo! Você vai chegar lá… Confia!



Aprenda a lidar com o “fracasso”


Colocamos a palavra fracasso entre aspas pois na verdade, quem tem mindset de inovação, entende que nada é um fracasso e que tudo é um aprendizado. A cada tentativa que não deu certo, você aprende algo para se encaminhar para o que pode dar certo. E isso é mágico, se você souber conduzir essa jornada.


Essa jornada exige que você esteja fora da zona de conforto, por isso, ela pode ser bem desafiante para você e qualquer pessoa.



Nunca pare de aprender


E o aprendizado não vem só das falhas, mas também das leituras, dos cursos, do contato com outras pessoas que passam por algo semelhante a você. Enfim, você precisa estar sempre no papel de keep learning, continue aprendendo.


A ideia de que você sabe tudo sobre alguma coisa, não é algo que realmente existe na vida das pessoas com mindset inovador.


E, bom, essas foram apenas três dicas para te instigar a ler o livro e inserir esses conhecimentos no seu dia a dia. Lembre-se: conhecimento sem prática, não adianta nada. Você precisa colocar eles em prática e realmente aprender com eles, combinado?


Ah, e se você quiser saber um pouco mais sobre o livro, vamos te falar um pouco sobre a história do autor.



Sobre o autor


O livro foi publicado por Guilherme Horn, investidor-anjo, palestrante, escritor, executivo, conselheiro de empresas, mentor e um dos maiores especialistas em inovação corporativa do Brasil.


Sendo assim, você estará em ótimas mãos lendo esse livro.


E, se ficou alguma dúvida ou queira levantar alguma questão sobre esse tema ou sobre esse livro, sabe que é só nos chamar. Vamos adorar trocar uma ideia com você.


32 visualizações0 comentário