Nômade digital: trabalhe com inovação tecnológica



O termo nômade digital é cada vez mais utilizado para se referir a profissionais que trabalham online, sem estar presente em um ambiente físico de uma empresa ou corporação.


Além disso, esse profissional pode morar em qualquer cidade ou país do mundo. Desde que possuam boa conexão com a internet para realizar os seus trabalhos, ele é considerado um nômade digital.


Esse formato de trabalho vem sendo adotado por diversos profissionais da área de tecnologia. E também, muitas empresas passaram a contratar profissionais neste modelo de gestão.


Isso porque, neste formato de atuação, as organizações conseguem contratar profissionais altamente capacitados. Tudo sem se prender a limites geográficos. E com isso, os nômades digitais possuem cada vez mais oportunidades de trabalho.


Quer conhecer um pouco mais sobre esse formato de trabalho e as vantagens em trabalhar como nômade digital? Então confira a leitura abaixo!


O que significa ser nômade digital?

Por definição nômade é uma pessoa que não mora em um lugar fixo. O termo nômade digital que é utilizado para definir profissionais que trabalham de qualquer lugar do mundo surgiu em em 1997.


A expressão é atribuída ao livro ‘Digital Nomad’ de Tsugio Makimoto e David Manners. O livro traz um prognóstico do retorno do nomadismo. O qual estaria associado às novas tecnologias e se tornaria um novo estilo de vida.


Os nômades digitais têm como principal diferencial a possibilidade de não precisar estar presente em um ambiente de trabalho. Esses profissionais realizam trabalhos 100% online e remotos. São trabalhos flexíveis e sem horários rigorosos.


Nômade digital significa basicamente um profissional que trabalha ganhando dinheiro online, através da internet e pode viajar ou se mudar para qualquer cidade ou país. Pois seu trabalho não exige estar presente em um ambiente físico.


Os nômades digitais podem ser divididos em três categorias. São elas: freelancer, empreendedores e trabalhadores remotos. Porém, esses três profissionais têm em comum o fato de trabalharem com tecnologia e meios digitais.


Neste formato de trabalho o profissional utiliza ao máximo a tecnologia ao seu favor. E com isso um setor que se adaptou bem a essa metodologia de trabalho foi o de desenvolvimento de softwares.


É cada vez mais comum que os colaboradores de uma empresa de desenvolvimento sejam nômades digitais. Isso porque, as diversas ferramentas que existem hoje permitem que esses profissionais atuem de forma efetiva na organização. E desenvolvam projetos completos de qualquer lugar do mundo.


Vantagens em ser um nômade digital

Atuar como nômade digital é o objetivo de vários profissionais da área de tecnologia. Isso porque, essa metodologia traz diversos benefícios tanto para os colaboradores, como para as empresas que os contratam.


Confira algumas dessas vantagens em ser um nômade digital.


Poder morar onde quiser e viajar quando quiser

As empresas que contratam os nômades digitais não exigem presença física do profissional. Por isso, esse colaborador pode morar em qualquer cidade do mundo.


Além disso, os horários de trabalho também tendem a ser mais flexíveis. Garantindo que esse profissional possa viajar quando desejar. Basta ter acesso a internet e cumprir as demandas pré estabelecidas.


Maior qualidade de vida

Um dos principais inconvenientes do trabalho tradicional é o deslocamento até a empresa. São horas no trânsito, tanto na ida como na volta. Um nômade digital não possui esse problema, pois não precisa se deslocar até a empresa.


Com isso, esse profissional pode utilizar esse tempo com outras atividades que lhe tragam maior qualidade de vida. E além disso, o nômade digital pode trabalhar em casa, ao lado da família.


Mais vagas de trabalho

As empresas vêm intensificando contratações neste formato remoto. Principalmente as organizações da área de tecnologia e inovação. Com isso, há cada vez mais vagas de trabalho para os nômades digitais.


E como os limites geográficos não são um problema, esse profissional pode se candidatar a vagas em qualquer lugar. Ele pode morar em uma cidade e se candidatar a uma vaga em outra cidade distante. Assim, são mais oportunidades de emprego.


Salários maiores

Os cargos remotos na maioria das vezes oferecem o benefício de salários maiores, principalmente para profissionais qualificados.


As empresas de tecnologia e inovação estão cada vez mais à procura de colaboradores que atendam às suas expectativas e sejam qualificados. E com isso, oferecem salários mais satisfatórios.





Como se tornar um nômade digital?

O primeiro passo para se tornar um nômade digital é investir em uma boa qualificação. Quanto melhor a sua qualificação, mais chances de conseguir boas vagas. Como citamos acima, as empresas de tecnologia estão à procura de profissionais capacitados e remotos.


Outro ponto para trabalhar neste formato é possuir autonomia na realização de tarefas. Como o nômade digital não trabalha em um espaço físico e não possui um gerenciamento direto, é necessário que esse profissional possua autonomia para realizar as demandas.


O nômade digital também deve ser muito bem organizado no trabalho. É necessário planejar suas tarefas, seus dias e verificar se terá acesso a internet para realizá-los. Também, é preciso garantir acesso às ferramentas de trabalho, como computador e softwares.


Para iniciar de fato neste meio procure por vagas remotas de trabalho. Cada vez mais empresas estão atuando com profissionais remotos. É fundamental, também, que essas vagas tenham horários mais flexíveis de trabalho. Assim o nômade digital pode auto gerenciar o seu tempo de trabalho.


As empresas de tecnologia e inovação estão com muitas vagas abertas para nômades digitais. Profissionais qualificados e que atuam de forma remota são cada vez mais solicitados por essas empresas.


Os profissionais da Evoluum trabalham de forma 100% remota

Desde o nosso início, em 2018, os profissionais da Evoluum atuam de forma 100% remota e com flexibilidade. Com isso, desenvolvemos ao longo dos anos os melhores métodos e ferramentas para realizar o trabalho à distância.


Possuímos uma equipe multidisciplinar e focada no trabalho colaborativo. O principal ponto da Evoluum encorajamos é a autonomia de cada profissional.


Com experiência nesse formato de trabalho, desenvolvemos projetos de excelência e com atuação qualificada de todos os nossos colaboradores.


Acesse o nosso site e confira as vagas disponíveis para trabalho remoto que temos!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo