top of page

Por que algumas fábricas de software não geram resultados?


As fábricas de software ou software house, como também são chamadas, estão ganhando força no mercado por facilitarem o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços de tecnologia, para empresas de diferentes segmentos no mercado. Muitas delas, não têm como contratar uma equipe de profissionais especializados no desenvolvimento de softwares e por isso, recorrem às fábricas.


Fábricas de software são empresas contratadas para desenvolver sistemas, aplicativos e softwares. Pode-se fazer uma analogia com fábricas tradicionais de produtos, pois segue um determinado método através do uso de diversas ferramentas e processos. Entretanto, cada software desenvolvido tem sua personalização e aspectos únicos de acordo com as necessidades do produto.


Desenvolvimento interno ou Outsourcing de desenvolvimento?

O desenvolvimento interno exige uma equipe especializada e ativa durante todo o ciclo de vida do produto, acompanhando a evolução e fazendo possíveis correções. Um produto precisa passar pela etapa de validação da ideia, de lançamento no mercado, crescimento, maturidade, até chegar no momento do seu declínio, onde é retirado do mercado.


Dependendo do tamanho da empresa e das estratégias de crescimento empresarial estabelecidas, não é viável manter uma equipe interna especializada em desenvolvimento de softwares. Para manter um alto padrão de qualidade, é preciso diversos profissionais, responsáveis por diferentes áreas dentro do projeto de construção do produto. Esse custo de desenvolvimento e manutenção pode ser alto a ponto da empresa não ter como arcar.


Já o Outsourcing de Desenvolvimento, é justamente essa terceirização dos serviços. Contratando uma empresa especializada, você irá economizar tempo e dinheiro, sem ter que investir em algo que não tem domínio e knowhow.


Com a terceirização do desenvolvimento, a empresa contratada irá identificar quais profissionais são ideais para o projeto e quais são os conhecimentos necessários para que o projeto seja desenvolvido de acordo com o esperado.


E como é possível não ter bons resultados?

De modo geral as fábricas de software estão preocupadas em desenvolver o produto exigido pelo cliente, cumprindo o escopo do projeto e sempre dentro do prazo determinado. Sim, espera-se que uma empresa contratada entregue o que foi acordado. Mas é possível entregar muito mais para um cliente, do que apenas o que ele espera.


O que mais acontece no mercado, são empresas contratando software houses, por não terem um time interno que possa desenvolver o produto necessário, e essas fábricas entregarem somente a produção de códigos-fonte.


Na prática isso significa que a empresa estipula uma necessidade, apresenta um escopo para a fábrica, a equipe produz o sistema e entrega esses códigos ao cliente. Desta forma, não é levado em conta o plano de negócios da empresa e do produto, uma pesquisa de mercado para entender as necessidades reais dos clientes e um planejamento de evolução.


Segundo a publicação Chaos Report 2019, da Standish Group, 83,9% dos projetos de TI falham parcial ou totalmente. Isso ocorre porque, como falamos, a maioria das fábricas de software replicam esse processo de desenvolvimento sem a preocupação de entregar valor aos clientes e ao mercado.


Como evitar software houses que não geram resultados?

Tenha em mente que o processo de desenvolvimento de um produto de alto valor para os clientes precisa ter diferenciais competitivos de alto valor agregado, ainda mais quando o assunto é Nova Economia, onde inovação é uma peça chave para o sucesso empresarial dos negócios.


Para que seu produto obtenha sucesso e seja valorizado pelos consumidores é importante investir em empresas que estejam tão preocupadas com o sucesso da sua empresa quanto você. Isso quer dizer que, você precisa buscar fábricas de softwares que vistam a camisa do projeto, que deem novas ideias e sugestões e principalmente, que proponham soluções inovadoras para o seu negócio.


Opte por processos de desenvolvimento que possam ser feitos de forma colaborativa, onde seu time esteja integrado à equipe do desenvolvimento contratada pela software house. Desta forma é mais fácil garantir que ambas as equipes estejam totalmente alinhadas e dedicadas no sucesso do produto que está sendo desenvolvido e não só focadas em entregar códigos-fonte.




47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page