Problemas com a obsolescência de tecnologia proprietária


Atualmente com a Nova Economia aproximando cada vez mais a tecnologia das pessoas e tornando os processos e negócios muito mais humanos, e além da transformação digital estar acontecendo de maneira mais veloz acompanhar esse avanço é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar dentre seus concorrentes. E para obter sucesso no mercado de maneira digital, um dos requisitos primordiais para esse sucesso é contar com um software proprietário que seja eficiente em todos os sentidos e consiga otimizar e automatizar a gestão de sua empresa, trazendo enormes benefícios para qualquer organização.


O problema é quando esse software utilizado passa a não acompanhar mais os avanços tecnológicos do mercado e se torna obsoleto. Essa obsolescência na tecnologia proprietária da sua empresa pode acarretar em diversos riscos e danos para seus negócios, desde os mais simples até os que podem causar sua falência.


Por isso, para evitar que danos sejam causados a sua empresa, veja a seguir alguns dos principais problemas para saúde da sua organização ao utilizar um software proprietário obsoleto:


Aumento do custo de manutenção

Um dos maiores focos de todas as empresas hoje em dia é otimização da parte de TI para um consequente gerenciamento eficiente de todos os gastos que são feitos nela, portanto, é parte do processo evitar que gastos desnecessários sejam feitos de maneira frequente. Porém um software desatualizado tem chances muito maiores de haver falhas complexas que prejudiquem essa otimização e atrapalhem o processo da empresa como um todo.



Deixa de receber atualizações essenciais

Um software proprietário ao ser tornar obsoleto pode deixar de receber atualizações que muitas vezes são essenciais para um bom funcionamento do sistema como um todo, aumentando o risco de falhas e causando grandes prejuízos a empresa.


Um software proprietário precisa receber atualizações constantemente para se adequar a novas tecnologias e necessidades do mercado. Caso isso não ocorra, o bom funcionamento do sistema como um todo pode ser prejudicado, aumentando o risco de falhas e causando grandes prejuízos a empresa.


Porta de entrada para ataques cibernéticos

Um dos meios mais fáceis de hackers invadirem algum sistema alvo é por meio de softwares que estão desatualizados, pois eles deixam de receber as mais recentes atualizações de segurança, tornando sua empresa um alvo muito mais fácil aos cibercriminosos em comparação a outras que utilizam softwares proprietários que estejam totalmente atualizados, por exemplo.



Perda de produtividade e competitividade

Ao utilizar tecnologias desatualizadas, sua empresa deixa de contar com inúmeras novas funções, ferramentas e recursos que podem facilitar e otimizar exponencialmente todo o processo do seu negócio. A perda de performance resulta no atraso de tarefas que poderiam ser simples mas passam requerer mais tempo para serem executadas, e todos sabemos que se tratando de tecnologia e negócios, qualquer segundo faz total diferença nos resultados da sua organização. Além de sabermos que o cliente sempre irá preferir quem melhor possa atendê-lo de forma rápida e prática com o melhor serviço possível. Então, essa perda de produtividade pela desatualização pode fazer com que você fique muito atrás dos seus concorrentes e perca uma gigantesca parte ou totalmente o mercado.



Risco muito maior de falhas e bugs

Um software proprietário obsoleto tem chances muito maiores de apresentarem falhas e bugs graves no sistema da sua empresa, seja por incompatibilidade ou até mesmo por não ter recebido alguma atualização, causando atrasos, gastos desnecessários e até coisas ainda mais graves como a perda de dados importantes para seus negócios.



Solução e Benefícios

Manter a tecnologia proprietária da sua empresa atualizada é muito mais importante do que se imagina, ela é parte essencial na saúde e prosperação de seus negócios, portanto, não deixe de sempre fazer com que a tecnologia de sua empresa evolua no ritmo do mercado e da nova economia.


Sente que sua tecnologia proprietária está obsoleta? Conte com a Evoluum, somos especialistas em cocriação de tecnologias para simplificar os processos mais complexos de sua empresa e fazer com que você atinja o sucesso!



Agora que você sabe mais sobre alguns dos principais problemas que uma tecnologia proprietária obsoleta pode causar no seu negócio, não deixe de conferir mais sobre esse e outros assuntos que podem ajudar muito você e sua empresa no blog da Evoluum!


4 visualizações0 comentário