Profissões em alta na área de tecnologia em 2022



Anualmente o LinkedIn, rede social profissional, divulga uma lista com as profissões em alta do momento. Este ano a pesquisa listou 25 profissões que mais cresceram nos últimos anos e as tendências para o mercado nos próximos meses.


As profissões em alta listadas fazem parte de modelos de negócios liderados pela tecnologia, pela inovação e pelos meios digitais. Essas empresas foram diretamente impactadas pelas mudanças digitais dos últimos anos, influenciadas pela pandemia de Covid-19.


O setor de tecnologia ganhou força, modificou-se e hoje se destaca no mercado profissional. Sendo o setor com mais profissões em alta, de acordo com a listagem do LinkedIn. E essa tendência deve continuar ao longo de 2022.

Confira abaixo as profissões em alta na área de tecnologia para este próximo ano!

A área de tecnologia lidera as profissões em alta

Áreas como desenvolvimento de softwares, experiência do usuário, cibersegurança e gestão de tráfego saem na frente quando o assunto é profissões em alta. Isso porque, cada vez mais as empresas e organizações estão investindo em tecnologia para alavancar os seus negócios.


Priorizar a experiência dos usuários, através de softwares modernos e seguros é ponto chave para as empresas nos últimos anos. Com isso, o mercado profissional na área de tecnologia se intensificou e, assim, surgiram novos postos de trabalho neste setor.


Com esse aumento nas vagas direcionadas ao setor de tecnologia, surge também a necessidade de profissionais especializados em contratações nesta área. A profissão em alta que ocupa a primeira posição na lista do LinkedIn é a função de Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia.


A segunda, terceira e quarta posição da lista é ocupada por profissões em alta diretamente ligadas à segurança, análise e confiabilidade de sites e softwares. São elas: engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer - SRE), engenheiro(a) de dados e especialista em cibersegurança.

Saiba mais sobre as profissões em alta ligadas a tecnologia

O setor de tecnologia expandiu exponencialmente nos últimos anos. As empresas sentem cada vez mais necessidade em adentrar o mercado digital. E para isso, profissionais da área de desenvolvimento, analista de dados, experiência do usuário e marketing ganham espaço no mercado de trabalho.


Desenvolvedor(a) Back-end

O desenvolvedor back-end é uma das profissões em alta para 2022 que aparecem na lista do LinkedIn. Esse profissional é responsável por configurar e manipular o banco de dados de um aplicativos ou softwares.

Esse profissional geralmente integra uma equipe colaborativa com outros desenvolvedores de softwares. Essas equipes são responsáveis por projetar e desenvolver diferentes sistemas operacionais. Os quais são cada vez mais procurados por empresas.


Engenheiro(a) e cientista de dados

A área de dados é outra que agrega profissões em alta. Tanto cargos para engenheiros de dados, quando cientistas de dados serão tendência em 2022.

O engenheiro é o profissional responsável por projetar sistemas que coletam e organizam os dados. Já o cientista de dados é o profissional responsável por analisar esses dados e desenvolver relatórios sobre eles.

Hoje grandes empresas desenvolvem seus produtos e serviços baseado nesse gerenciamento e análise de dados. Com isso, essas profissões serão cada vez mais requisitadas.


Especialista em cibersegurança

A segurança digital já é ponto central na maioria das empresas, principalmente nas empresas de tecnologia. Essas empresas prezam ao máximo pela cibersegurança de suas informações e dados. Dados esses que são gerados em larga escala.


Com isso, outra profissão em alta em 2022 será os especialistas em cibersegurança. Profissionais responsáveis por desenvolver estratégias de segurança para todos os equipamentos tecnológicos de uma empresa.


Engenheiro(a) de machine learning

O profissional de machine learning é responsável por desenvolver sistemas de aprendizado para as máquinas. Essa função é uma das profissões em alta da lista do LinkedIn.


A inteligência artificial já é uma realidade no mundo da tecnologia, por isso o engenheiro de machine learning é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho. Esse profissional, também, tende a trabalhar diretamente com a análise de dados.


Gestor(a) de tráfego

O gestor de tráfego está ligado com a área da tecnologia e também com a área de marketing digital e vendas. Esse profissional é responsável por desenvolver estratégias para gerar tráfego para um site e com isso realizar vendas de um produto ou serviço.


O gestor de tráfego gera esse fluxo através de tráfego pago e tráfego orgânico. Por isso, esse profissional está diretamente ligado ao setor de marketing da empresa. Sendo essa mais uma profissão em alta para os próximos meses.


Pesquisador(a) em experiência do usuário

Grandes empresas têm como foco, durante a venda de um produto/serviço, a experiência do usuário. O objetivo dessa estratégia é que o usuário tenha a melhor experiência possível ao acessar o site/aplicativo ou utilizar o software da empresa.


O pesquisador em experiência do usuário é responsável por desenvolver pesquisas e estratégias para um produto ou serviço com foco primordial no cliente. Essa é uma tendência que vem se intensificando nos últimos anos. E por isso, diversas empresas estão abrindo vagas para essa função.

Aposte nas profissões em alta na área de tecnologia

Na pesquisa desenvolvida pelo LinkedIn, cerca de 95% das profissões em alta listadas estão ligadas diretamente com tecnologia e inovação. Este setor cresce exponencialmente a cada ano e deve seguir esta tendência nos próximos meses.

Por isso, é fundamental que os profissionais desta área busquem cada vez mais qualificação em relação às novas tecnologias e aos processos de inovação que surgem.

Apostar na área de tecnologia na carreira profissional é uma boa escolha neste momento de ascensão das profissões ligadas a área.

Você pode conferir a lista completa de profissões em alta do LinkedIn clicando aqui.

No Blog da Evoluum você encontra uma série de conteúdos voltados para tecnologia, desenvolvimento e inovação. Acesse e confira!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo