top of page

Time de desenvolvimento: como a Evoluum monta squads focadas na estratégia empresarial do cliente?

Atualizado: 30 de jan. de 2023



O mercado mudou e novas estratégias empresariais precisam ser utilizadas para garantir o sucesso e crescimento do seu negócio. Na Nova Economia, modos mais tradicionais de fazer negócios não geram tanto resultado quanto antes, isso acontece porque, com o surgimento de novas tecnologias, modelos de negócios e a digitalização de informações, tudo muda.


Já falamos aqui no blog sobre o uso de times de tecnologia como estratégia para as empresas que buscam inovação e desenvolvimento de produtos de alto valor agregado. Inclusive, se você não leu, confere aqui.


E agora vamos explicar como os times de desenvolvimento são montados aqui na Evoluum e como ocupam um papel fundamental na estratégia empresarial dos nossos clientes.



Confira o episódio do Evoluumcast sobre MVP e tentando como validar seu produto.


Cultura de Produto

Todo movimento de desenvolvimento surge a partir da Cultura de Produto. Por princípio básico, todas as soluções e ferramentas desenvolvidas, necessariamente, precisam agregar valor e solucionar problemas reais do usuário.


Tudo começa a partir do objetivo principal da empresa que quer desenvolver um sistema ou aplicativo. Mas não basta ter uma ideia, é preciso conversar com o consumidor e entender quais são suas necessidades e dificuldades, para que a partir disso, o produto a ser desenvolvido atenda todos os requisitos levantados nessa etapa de discovery.


Trabalho Colaborativo

Aqui na Evoluum, só iniciamos o desenvolvimento de produtos se for de forma colaborativa. Isso quer dizer que nossa equipe precisa ser mista: pessoas do time da Evoluum trabalhando de forma colaborativa com a equipe do cliente. Acreditamos que dessa forma compartilhamos mais conhecimento e formamos uma equipe focada no mesmo objetivo.


Se você quer saber mais sobre trabalhos colaborativos na área de TI, pode acessar este conteúdo aqui.


E é importante destacar que nesse time de desenvolvimento que é montado especificamente para atender um cliente, no dia a dia não existe distinção entre pessoas do time Evoluum e pessoas do time do cliente. Quando uma squad é montada, todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso do time.




Time cresce conforme o produto

Tudo começa com a apresentação do projeto para uma equipe mais enxuta. Esse time inicial fará toda parte de discovery, validação de ideias, pesquisas e entrevistas com clientes. Precisamos de pessoas especializadas em negócios e também na parte de técnica.


Os times contam com Product Manager e Product Owner. Um profissional focado em entregar um produto com alto valor agregado e que seja altamente relevante para o usuário e outro, dedicado em manter a integridade do projeto (novas funcionalidades, melhorias de bugs e backlog de desenvolvimento) utilizando metodologias ágeis, respectivamente.


Todo produto passa por um processo de evolução, onde ocorrem diversas validações de acordo com o ciclo de vida do produto, incorporando novas ideias e novos negócios e assim direcionando o produto às necessidades do cliente. Esse processo de crescimento ocorre naturalmente conforme as etapas de desenvolvimento avançam e tudo é feito de forma planejada e com acompanhamentos semanais de sprints.


O time de desenvolvimento é escalado aos poucos conforme o crescimento do produto. É necessário compor o time com desenvolvedores, arquiteto de softwares, engenheiro de softwares, tech lead, coordenador, product manager, product owner.





225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page