Com a atual diversidade de modelos de negócios, existe também uma grande variedade de tipos de liderança. São diferentes formas de liderar equipes, colaboradores e projetos. Cada estilo de liderança possui suas características, suas vantagens e suas desvantagens.
Isso significa, que cada método de liderança é adequado a um tipo de modelo de negócio. O que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra empresa.
Por isso, é necessário conhecer os tipos de liderança e optar pelo estilo que mais se adapta ao formato da sua organização, a sua equipe e ao seu modelo de gestão.
A tarefa de liderar é um papel que deve ser exercido com excelência para garantir colaboradores motivados e que atinjam as metas da empresa. O aprimoramento constante de um líder é fundamental para desenvolver essa função de forma efetiva.
Tipos de liderança
Entre os tipos de liderança mais conhecidos e estudados estão cinco: liderança colaborativa, liderança criativa, liderança diretiva, liderança democrática e liderança sem intervenção.
Cada tipo de liderança é marcado por um perfil comportamental de tomada de decisões e ações do líder. Isso significa que cada gestor terá determinada flexibilidade e adaptabilidade para escolher a sua forma de liderar de acordo com as situações do cotidiano e da empresa.
Mas você sabe qual tipo de liderança você exerce com a sua equipe? Confira na leitura abaixo um pouco mais sobre cada tipo de liderança, como elas influenciam no cotidiano de uma empresa e como aplicar o melhor tipo na sua organização.
Liderança colaborativa
A liderança colaborativa é o tipo de liderança mais comentado nos últimos anos nos meios corporativos. Esse modelo de liderança tem como ponto chave a colaboração e autonomia entre líder e colaboradores.
Isso significa, que nesse tipo de liderança todos os envolvidos em um projeto tem espaço para debater e argumentar. É uma liderança menos autocrática, onde o líder espera que os colaboradores de modo geral sejam mais pró-ativos.
Com esse tipo de liderança é possível enriquecer os trabalhos desenvolvidos e também gerar autonomia na tomada de pequenas decisões. Pois ocorre uma descentralização das informações do líder e gera mais autonomia na tomada de decisões pelos colaboradores.
Mas, apesar de ser um modelo colaborativo, o líder ainda tem papel fundamental na condução da equipe e dos projetos.
Liderança criativa
O tipo de liderança criativo está diretamente ligado à inovação. O líder criativo preza e busca constantemente por novos processos e metodologias para incentivar os colaboradores da empresa.
A liderança criativa incentiva o pensamento criativo e disruptivo das equipes, através de métodos inovadores. Além disso, esse líder está sempre aberto a ouvir novas ideias e incentiva continuamente a criatividade em seus colaboradores.
O tipo de liderança criativa é fundamental nos dias de hoje. Pois, esse estilo de liderança causa mudanças em toda a organização. Afetando positivamente a metodologia da empresa.
Liderança diretiva
A liderança diretiva é o tipo de liderança mais tradicional nas empresas. Nesse modelo, o líder é o responsável por grande parte das tomadas de decisões, do delineamento sobre tarefas e do controle sobre os projetos.
Nesse modelo, os colaboradores têm pouco espaço para debater sobre as demandas da empresa. E todo o gerenciamento fica a cargo do líder.
Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autocrática. E o gestor espera que a equipe desenvolva exatamente o que foi orientado para fazer, seguindo processos pré-estabelecidos.
Liderança democrática
No tipo de liderança democrática, o líder sempre opta por ouvir feedbacks de seus colaboradores antes da tomada de decisões.
Isso significa, que apesar das decisões e delegação de tarefas estarem centralizados no líder, ele promove momentos de participação e diálogo com a toda a equipe.
Além disso, o tipo de liderança democrática permite ao líder atuar sem superioridade. São líderes acessíveis que estão sempre abertos para ouvir e receber feedbacks. Isso gera aos colaboradores um aumento da empatia com as decisões tomadas pela empresa.
Liderança sem intervenção
A liderança sem intervenção, também chamada de laissez-faire, permite ao líder delegar tarefas com pouquíssima supervisão. Isso significa que o gestor encaminha demandas e tem a mínima interferência no processo de desenvolvimento dos colaboradores.
Nesse modelo de liderança, o líder apenas atua quando é solicitado pelos colaboradores. É um tipo de liderança baseado na confiança entre líder e colaboradores. E busca desenvolver na equipe a plena autonomia.
Porém, é necessário lembrar que esse tipo de liderança não está relacionado a ausência de um líder. A liderança existe e está ciente das ações de toda a equipe.
Essa liderança permite desenvolver nos colaboradores autoconfiança, melhorar o relacionamento interpessoal, aumentar a motivação e a criatividade.
Como os tipos de liderança influenciam no cotidiano de uma empresa?
Cada empresa possui o seu modelo de gestão e possui colaboradores específicos. Um líder de excelência consegue reconhecer essas variações e optar pelo melhores tipos de liderança para administrar sua equipe.
Para isso, é necessário desenvolver constantes aperfeiçoamentos e auto análises para verificar se o tipo de liderança é efetivo na situação em questão.
Os tipos de liderança podem afetar significativamente o desempenho de toda a equipe. Seja aumentando a motivação dos colaboradores ou, também, desmotivando-os. E isso tem resultado considerável no desempenho e nas metas da empresa.
Qual o melhor tipo de liderança?
Não existe o melhor tipo de liderança. Cada empresa, cada equipe e cada projeto necessita de um modelo de liderança. Por isso, o foco de se conhecer os tipos de lideranças é conseguir transitar entre elas.
Essa transição também é chamada de liderança comportamental. O tipo de liderança comportamental se refere ao comportamento e a forma como o líder conduz o seu time e como ele coordena os projetos e situações do dia a dia. Porém esse comportamento é flexível e muda de acordo com cada circunstância.
Com isso, o líder pode adaptar os tipos de liderança a cada situação em que for exposto. Optando sempre pelo melhor formato naquele momento. Para isso, é necessário uma visão sistêmica da organização e adaptabilidade.
Para aplicar na prática esse tipo de liderança comportamental é necessário que o líder avalie cada caso e determine qual a melhor forma de liderar naquela situação. Podendo optar pelos tipos de liderança citados acima.
Com isso, fica a nossa dica para sempre apostar na flexibilidade e adaptabilidade dos tipos de liderança com a sua equipe. Avalie a sua empresa e a sua equipe antes de optar por um tipo de liderança específico.
Leia +
Quer saber mais dicas sobre liderança e inovação? No Blog da Evoluum você pode ler mais sobre esses assuntos atuais e fundamentais para qualquer empresa.
Em nossos blogposts você encontra tudo sobre tecnologia, modelos de negócio e processos de inovação para adotar para a sua empresa. Acesse e confira!
Boa tarde, muito interessante este artigo. Gostaria de entrar em contato com o(a) autor(a), tenho muito interesse em bater um papo sobre liderança e métodos de engajamento de equipe na área de TI. Se puder entrar em contato comigo pelo e-mail mcorvello@gmail.com
Obrigado pela atenção.