Tipos de liderança: conheça 5 formas de liderar



Com a atual diversidade de modelos de negócios, existe também uma grande variedade de tipos de liderança. São diferentes formas de liderar equipes, colaboradores e projetos. Cada estilo de liderança possui suas características, suas vantagens e suas desvantagens.


Isso significa, que cada método de liderança é adequado a um tipo de modelo de negócio. O que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra empresa.

Por isso, é necessário conhecer os tipos de liderança e optar pelo estilo que mais se adapta ao formato da sua organização, a sua equipe e ao seu modelo de gestão.


A tarefa de liderar é um papel que deve ser exercido com excelência para garantir colaboradores motivados e que atinjam as metas da empresa. O aprimoramento constante de um líder é fundamental para desenvolver essa função de forma efetiva.

Tipos de liderança

Entre os tipos de liderança mais conhecidos e estudados estão cinco: liderança colaborativa, liderança criativa, liderança diretiva, liderança democrática e liderança sem intervenção.


Cada tipo de liderança é marcado por um perfil comportamental de tomada de decisões e ações do líder. Isso significa que cada gestor terá determinada flexibilidade e adaptabilidade para escolher a sua forma de liderar de acordo com as situações do cotidiano e da empresa.


Mas você sabe qual tipo de liderança você exerce com a sua equipe? Confira na leitura abaixo um pouco mais sobre cada tipo de liderança, como elas influenciam no cotidiano de uma empresa e como aplicar o melhor tipo na sua organização.

Liderança colaborativa

A liderança colaborativa é o tipo de liderança mais comentado nos últimos anos nos meios corporativos. Esse modelo de liderança tem como ponto chave a colaboração e autonomia entre líder e colaboradores.


Isso significa, que nesse tipo de liderança todos os envolvidos em um projeto tem espaço para debater e argumentar. É uma liderança menos autocrática, onde o líder espera que os colaboradores de modo geral sejam mais pró-ativos.


Com esse tipo de liderança é possível enriquecer os trabalhos desenvolvidos e também gerar autonomia na tomada de pequenas decisões. Pois ocorre uma descentralização das informações do líder e gera mais autonomia na tomada de decisões pelos colaboradores.


Mas, apesar de ser um modelo colaborativo, o líder ainda tem papel fundamental na condução da equipe e dos projetos.

Liderança criativa

O tipo de liderança criativo está diretamente ligado à inovação. O líder criativo preza e busca constantemente por novos processos e metodologias para incentivar os colaboradores da empresa.


A liderança criativa incentiva o pensamento criativo e disruptivo das equipes, através de métodos inovadores. Além disso, esse líder está sempre aberto a ouvir novas ideias e incentiva continuamente a criatividade em seus colaboradores.


O tipo de liderança criativa é fundamental nos dias de hoje. Pois, esse estilo de liderança causa mudanças em toda a organização. Afetando positivamente a metodologia da empresa.


Liderança diretiva

A liderança diretiva é o tipo de liderança mais tradicional nas empresas. Nesse modelo, o líder é o responsável por grande parte das tomadas de decisões, do delineamento sobre tarefas e do controle sobre os projetos.

Nesse modelo, os colaboradores têm pouco espaço para debater sobre as demandas da empresa. E todo o gerenciamento fica a cargo do líder.


Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autocrática. E o gestor espera que a equipe desenvolva exatamente o que foi orientado para fazer, seguindo processos pré-estabelecidos.


Liderança democrática

No tipo de liderança democrática, o líder sempre opta por ouvir feedbacks de seus colaboradores antes da tomada de decisões.

Isso significa, que apesar das decisões e delegação de tarefas estarem centralizados no líder, ele promove momentos de participação e diálogo com a toda a equipe.

Além disso, o tipo de liderança democrática permite ao líder atuar sem superioridade. São líderes acessíveis que estão sempre abertos para ouvir e receber feedbacks. Isso gera aos colaboradores um aumento da empatia com as decisões tomadas pela empresa.


Liderança sem intervenção

A liderança sem intervenção, também chamada de laissez-faire, permite ao líder delegar tarefas com pouquíssima supervisão. Isso significa que o gestor encaminha demandas e tem a mínima interferência no processo de desenvolvimento dos colaboradores.


Nesse modelo de liderança, o líder apenas atua quando é solicitado pelos colaboradores. É um tipo de liderança baseado na confiança entre líder e colaboradores. E busca desenvolver na equipe a plena autonomia.


Porém, é necessário lembrar que esse tipo de liderança não está relacionado a ausência de um líder. A liderança existe e está ciente das ações de toda a equipe.

Essa liderança permite desenvolver nos colaboradores autoconfiança, melhorar o relacionamento interpessoal, aumentar a motivação e a criatividade.


Como os tipos de liderança influenciam no cotidiano de uma empresa?

Cada empresa possui o seu modelo de gestão e possui colaboradores específicos. Um líder de excelência consegue reconhecer essas variações e optar pelo melhores tipos de liderança para administrar sua equipe.


Para isso, é necessário desenvolver constantes aperfeiçoamentos e auto análises para verificar se o tipo de liderança é efetivo na situação em questão.


Os tipos de liderança podem afetar significativamente o desempenho de toda a equipe. Seja aumentando a motivação dos colaboradores ou, também, desmotivando-os. E isso tem resultado considerável no desempenho e nas metas da empresa.


Qual o melhor tipo de liderança?

Não existe o melhor tipo de liderança. Cada empresa, cada equipe e cada projeto necessita de um modelo de liderança. Por isso, o foco de se conhecer os tipos de lideranças é conseguir transitar entre elas.


Essa transição também é chamada de liderança comportamental. O tipo de liderança comportamental se refere ao comportamento e a forma como o líder conduz o seu time e como ele coordena os projetos e situações do dia a dia. Porém esse comportamento é flexível e muda de acordo com cada circunstância.


Com isso, o líder pode adaptar os tipos de liderança a cada situação em que for exposto. Optando sempre pelo melhor formato naquele momento. Para isso, é necessário uma visão sistêmica da organização e adaptabilidade.


Para aplicar na prática esse tipo de liderança comportamental é necessário que o líder avalie cada caso e determine qual a melhor forma de liderar naquela situação. Podendo optar pelos tipos de liderança citados acima.


Com isso, fica a nossa dica para sempre apostar na flexibilidade e adaptabilidade dos tipos de liderança com a sua equipe. Avalie a sua empresa e a sua equipe antes de optar por um tipo de liderança específico.

Leia +

Quer saber mais dicas sobre liderança e inovação? No Blog da Evoluum você pode ler mais sobre esses assuntos atuais e fundamentais para qualquer empresa.

Em nossos blogposts você encontra tudo sobre tecnologia, modelos de negócio e processos de inovação para adotar para a sua empresa. Acesse e confira!


30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo