Treinamento de liderança: 3 livros para aprimorar a sua!



O treinamento de liderança é um hábito que necessita ser executado e aperfeiçoado constantemente. Um líder de excelência está sempre em busca de atualizações e desenvolvimento profissional. Uma vez que, a atuação de uma liderança efetiva impacta positivamente no desempenho e produtividade de toda a equipe.


Uma das formas mais eficazes de aprimorar o treinamento de liderança é através do hábito de leitura. Os livros de liderança trazem debates e técnicas modernas de desenvolvimento para a formação de um líder bem-sucedido. Além de apresentar orientações para o fortalecimento de uma liderança positiva. Confira três indicações de livros especializados em liderança que separamos para você aperfeiçoar as suas habilidades!


A coragem para liderar - livro escrito por Brené Brown


Brené Brown é mundialmente conhecida pelas suas palestras para o TED Talks e para a Netflix. Escritora do famoso livro ‘A coragem de ser imperfeito’, traz em ‘A coragem para liderar’ lições sobre a tarefa de liderar, a partir de entrevistas com líderes de grandes organizações em diversos países.


Há mais de cinco anos, Brené se dedica a pesquisas com líderes e equipes em todo o mundo. E através dessas pesquisas, estudos, histórias e exemplos reais, a autora apresenta respostas diretas para grandes questões do treinamento de liderança.

O livro lançado em 2019 no Brasil, pela editora Record, apresenta indicações de mudanças na forma de atuação dos líderes contemporâneos. Essa mudança seria positiva para que esses profissionais se tornassem mais habilidosos em ambientes diversos e que estão em constantes mudanças.


Brené destaca que a principal característica para um líder de sucesso é a coragem. Sendo que essa característica é conquistada através de quatro atributos. São eles: encarar a vulnerabilidade, viver de acordo com valores, desafiar a confiança e aprender a crescer.


Através de uma linguagem direta, a autora alia a atuação profissional do treinamento de liderança com aspectos pessoais de cada líder. Com isso, gerando reflexões sobre os nossos comportamentos e nossa construção quanto profissional.


A leitura de ‘A coragem para liderar’ é essencial para os profissionais que buscam aperfeiçoar as suas habilidades de relacionamento interpessoal e desenvolver uma liderança positiva com a sua equipe.

Gestão de Alta Performance - livro escrito por Andrew S. Grove


‘Gestão de Alta Performance’, livro escrito pelo célebre Andrew S. Grove, traz diversos ensinamentos que um gestor necessita para criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. O livro de liderança é um guia prático e direto com lições fundamentais para o treinamento de liderança.


O autor atuou por mais de trinta anos na Intel Corporation. Na empresa de tecnologia, Grove esteve à frente como CEO e também participou como presidente do conselho. Em seu conceituado livro ‘Gestão de Alta Performance’, que já é considerado um clássico, ele apresenta explicações simples para problemas complexos do mundo da liderança.


O livro é indicado para gestores de diversas áreas. Por abordar o treinamento de liderança através de uma perspectiva prática de atuação de líderes em diversos cenários corporativos. Além disso, a obra é um manifesto em favor da inovação dos formatos de lideranças.


A publicação é dividida em quinze capítulos. Ela aborda pontos como os fluxos de produção das empresas, o gerenciamento de equipes e profissionais. Além da importância das reuniões, a questão de tomadas de decisão e diversos outros tópicos importantes da atuação de líder efetivo.


Desenvolver as habilidades certas de liderança é fundamental para um gestor obter sucesso com a sua equipe. E para isso, a obra ‘Gestão de Alta Performance’ é ideal para o aperfeiçoamento do treinamento de liderança.

O Lado Difícil das Situações Difíceis - livro escrito por Ben Horowitz


Em ‘O lado difícil das situações difíceis’, o autor norte-americano Ben Horowitz, apresenta um retrospecto sobre a sua atuação na fundação, desenvolvimento, gerência, venda e investimento de diversas empresas de tecnologia. E através dessa extensa experiência o autor traz dicas diretas e práticas para o treinamento de liderança, sobre a resolução eficiente de problemas em equipes corporativas.


Horowitz é cofundador e sócio geral da Andreessen Horowitz, firma de capital de risco. Além disso, o autor é um dos maiores empreendedores do Vale do Silício. A sua empresa já atuou com diversos empreendimentos de sucesso. Como as redes sociais Facebook e Twitter, a plataforma de aluguel de casas Airbnb, o site de entretenimento BuzzFeed e o aplicativo de conversas Skype.


‘O lado difícil das situações difíceis’, traz lições fundamentais para prosperar e gerenciar empresas e equipes, principalmente em momentos adversos e de grandes contrariedades. O autor traz noções necessárias para se tornar um CEO e líder com êxito na sua empresa.

Aprimore seu treinamento de liderança

Um bom líder desenvolve e gere uma equipe integrada, que entrega resultados efetivos e atinge metas. Mas, para isso é indispensável ao profissional que lidera o desenvolvimento de habilidades específicas. Sendo essas habilidades capazes de tirar o melhor do seu time.


Se tornar um líder de sucesso leva tempo e necessita de muito aperfeiçoamento. Além disso, com as mudanças constantes da economia global e dos modelos de negócios é fundamental que o treinamento de liderança seja constante.


Com isso, a leitura de livros de liderança é uma forma de conhecer histórias de líderes de sucesso. E, também, de desenvolver aptidões e fortalecer o seu treinamento de liderança.


Confira mais dicas de liderança nos nossos blogpost e aperfeiçoe-se!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo