Conheça alguns motivos para adotar a cocriação no TI da sua empresa
A cocriação acontece quando as empresas envolvem outras pessoas no processo de idealização e desenvolvimento de um projeto. Veja mais a seguir.
O que é cocriação?
A cocriação é uma forma de inovação que permite o envolvimento de agentes externos - parceiros, fornecedores, clientes e até concorrentes - no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços. O objetivo é reunir a melhor expertise disponível para ajudar a melhorar os resultados de nossos projetos.
A maioria das empresas mantém seus novos produtos e processos confidenciais; e algumas vão além para mantê-los em sigilo. Entretanto, a cocriação permite que as empresas trabalhem juntas para dar vida a novas ideias e modificar suas formas tradicionais de fazer as coisas. A cocriação admite contribuições externas e permite que outros negócios também forneçam soluções.
Normalmente pensamos que a cocriação só acontece entre empresas e consumidores, entretanto, ela também pode incluir:
Funcionários;
Compradores em potencial;
Fornecedores;
Concorrentes;
Influenciadores da indústria.
Seu objetivo é discutir os problemas sob um novo ponto de vista e criar os melhores produtos e processos. Embora a maioria das empresas prefira trabalhar com seus clientes atuais, também pode haver oportunidades à disposição em outros lugares.
Por que adotar a cocriação no TI da sua empresa?
Ao adotar a cocriação, podemos entender facilmente o que o cliente quer e entregar um resultado certeiro e perfeitamente alinhado às suas necessidades. Colaborar com diferentes equipes é uma excelente forma de estimular a inovação e dar mais visibilidade às empresas e aos seus produtos e/ou serviços. Confira agora algumas das principais vantagens deste método:
Novas oportunidades de negócios: a partir do momento em que um agente externo se envolve nos processos de sua empresa, podem surgir novas oportunidades de negócios - que pode ser um novo segmento do mercado ainda não explorado ou algo a ser direcionado para o usuário final.
Redução de riscos (e custos) envolvidos no projeto: outra vantagem importante é a diminuição dos riscos e despesas do projeto. Se algo der errado, em vez de assumir total responsabilidade e consequências, a despesa é compartilhada com o parceiro. Além disso, também é possível achar maneiras mais criativas de aprimorar ou melhorar os procedimentos.
Mais ideias permitem a criação de soluções mais personalizadas: a cocriação permite uma abordagem mais criativa, original e eficiente. A colaboração de equipes com várias habilidades e conhecimentos enriquece o debate. A perspectiva de outra empresa ou indivíduo sobre sua organização pode ser fundamental para o desenvolvimento de soluções mais individuais para velhas dificuldades.
Multidisciplinaridade de competências: a cocriação também permite que pessoas de outras áreas de especialização participem da solução final. A multidisciplinaridade de talentos é outra técnica para agregar valor ao projeto. Diferentes perspectivas e técnicas auxiliam no desenvolvimento de um produto que atenda aos padrões da indústria e seja ainda mais relevante para o cliente.
Gerenciamento de projetos mais eficiente: apesar de parecer mais complicado no início, a administração de um projeto torna-se ainda mais eficiente. O fluxo de trabalho é melhor definido, garantindo que nenhuma fase seja negligenciada e que o objetivo final seja obtido.
Agora que você já sabe mais sobre o que é cocriação, como ela funciona e quais são os benefícios para sua organização, que tal compartilhar esse post com os amigos?
Comments