Programador no exterior: vale a pena trabalhar fora do Brasil?



Home-office. Trabalho remoto. Anywhere Office. Se você é do mundo da tecnologia, esses são termos bem comuns para você, não é mesmo? Ainda mais depois de toda a movimentação nos modelos de trabalho que a pandemia trouxe para a vida de todos nós.


A liberdade geográfica, as facilidades de não pegar trânsito e até mesmo poder cozinhar em casa. Tudo isso são apenas alguns dos benefícios os quais podemos usufruir quando o assunto é trabalho remoto ou, no caso da Evoluum, anywhere office.


Mas, já parou para pensar que dentro desse modelo você pode esquecer aquela ideia de trabalhar no exterior para poder ter a vida que sonha? Já parou para pensar que o mercado de tecnologia no Brasil está superaquecido e que ser um programador no exterior pode não ser mais um sonho a ser conquistado?


Segundo dados da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, só em 2022 a projeção é para que o mercado de Tecnologia da Informação no Brasil cresça mais de 10%. Além disso, grandes centros de tecnologia estão sendo formados em todo o Brasil, surgindo até mesmo o apelido de Ilha do Silício para Florianópolis, como uma analogia ao Vale do Silício, o berço de grandes startups nos EUA.


Portanto, não há dúvidas: o mercado brasileiro de tecnologia está aquecido e se você deseja ser um programador no exterior, talvez esteja na hora de mudar o seu sonho.


Então, vale a pena ser programador no exterior?


Bom, a resposta é: no geral, não! Defendemos essa ideia pois, no geral, todos os benefícios em ser um programador no exterior podem ser supridos hoje em uma oportunidade de trabalho no mercado brasileiro.


Afinal de contas, aqui no Brasil temos ótimas oportunidades na área de tecnologia e que, ainda mais dentro da realidade atual de home-office e anywhere office, a liberdade geográfica está presente em boa parte das empresas de tecnologia.


Dessa forma, você poderá viajar, trabalhar de onde quiser, conhecer as cidades que desejar, e ainda assim poder investir seu tempo e conhecimento em desenvolver soluções para o mercado brasileiro. Sem falar da vantagem de poder estar perto da sua família e da sua cultura, caso isso seja um benefício para você.


Onde encontrar boas oportunidades no Brasil?


O mercado brasileiro está cheio de empresas de tecnologia com ótimas oportunidades de trabalho. Indicamos que você dê uma olhada no Glassdoor para ter uma ideia de valores, empresas, oportunidades disponíveis e cargos de trabalho.

Mas, é claro que não podemos deixar de falar da Evoluum, uma empresa que, com muito orgulho, tem nota máxima dentro do Glassdoor.


E essa nota máxima acontece pois estamos sempre colocando os nossos evoluídos em primeiro lugar. Nossa prioridade é e sempre será as pessoas do nosso ecossistema.


Tanto que recentemente fizemos o lançamento de uma nova marca, trazendo muito mais do que novas cores, um novo posicionamento para a empresa. Um posicionamento que honra toda a história vivida até aqui, mas que também projeta um futuro ainda mais conectado não só com a tecnologia e inovação, mas também com as pessoas.


O novo posicionamento da Evoluum





Hoje, nossa grande missão é cocriar tecnologias para simplificar desafios complexos. Somos um ecossistema em evolução, formado por pessoas livres e focadas na colaboração, que cocriam tecnologias para simplificar, o máximo possível, desafios complexos.


Para fazer isso acontecer, temos três frentes que norteiam todo esse caminho:


Carbon Culture


Carbono é o que conecta todas as células. É o elemento básico para todas as formas de vida conhecidas. Então, são esses os seis elementos que sintetizam a nossa cultura: colaboração entre todos, curiosidade para entender os desafios, criatividade para cocriar soluções, confiança em todas as relações, cuidado com todas as ações e compromisso com nossa cultura

B.I.O - Business. Innovation. Outcomes.


Inovação orientada por tecnologia com impacto nos negócios e cultura de nossos clientes sempre de forma colaborativa entre equipes extraordinárias, onde quer que elas estejam.


Uma metodologia própria, onde o esforço colaborativo é direcionado a um objetivo estratégico geral, claro e comum.


Em constante evolução, nossa metodologia permite a resolução de desafios complexos através da colaboração, curiosidade e criatividade das pessoas envolvidas.


É o poder de nos adaptarmos de acordo com as situações que garante a evolução de todo o nosso ecossistema.


C.O.O.P. - Collaboration Of Outstanding People


Nos integramos com nossos clientes, chamando esse modelo de C.O.O.P.: Collaboration Of Outstanding People (Colaboração de Pessoas Excepcionais). Acreditamos inegociavelmente que somente a colaboração baseada em confiança, liberdade e compromisso podem fazer os desafios evoluírem para soluções tecnológicas.


The Edge Effect


Ecossistemas confluentes, onde a área em comum entre dois ecossistemas cria um terceiro. As perguntas são as respostas: somente trabalhando em conjunto podemos entender os desafios e cocriar/recriar/ adaptar as soluções.


Acreditamos que a tecnologia deve sempre servir às pessoas e não pode ser criada sem elas. Não trabalhamos com escopo fechado, pois vemos nesta prática uma barreira para encontrar antes as perguntas que nos levarão aos resultados junto com nossos clientes.


Como trabalhar na Evoluum?


Para deixar de lado a ideia de ser um programador no exterior e trabalhar em uma empresa brasileira, você pode entrar no nosso site e ver as vagas disponíveis.


Nosso time não para de crescer e estamos sempre precisando de profissionais de diversas áreas, não só tecnologia.


Por isso, se você deseja ser um evoluído, fique de olho nas oportunidades de trabalho em nosso site e até mesmo em nossas redes sociais. Estamos sempre divulgando tudo por lá!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo