Como um software proprietário pode ser a solução para sua empresa?


O software proprietário é aquele que só pode ser adquirido por meio de uma licença de software ou alugado de seu editor/ desenvolvedor. Nesse caso, a empresa mantém os direitos de propriedade intelectual e pode impor restrições ao seu uso e distribuição. O código-fonte é como se fosse um segredo comercial e por isso não pode ser modificado pelo usuário final. Além disso, as restrições impostas pelos fornecedores estão escritas nos termos do contrato de serviço do produto ou no contrato de licença.


Muitos programas populares, como Adobe Photoshop, Microsoft Windows e Apple iTunes, compartilham uma coisa em comum: são protegidos por direitos autorais e proíbem os usuários de vendê-los, distribuí-los e/ou modificá-los. É por este motivo que você deve assinar um contrato de licença de usuário final ao instalá-los em sua máquina. E, embora alguns desses programas incluam software livre, eles são considerados softwares proprietários ou softwares de código fechado.


Vantagens de usar um software proprietário

Se você não tem certeza do que escolher, confira algumas vantagens que o software proprietário tem.


O software de código fechado é mais acessível e fácil de usar do que o software de código aberto. Com ele, os funcionários poderão trabalhar de maneira rápida e fácil, pois não terão que dedicar muito tempo para aprender a usá-lo completamente. Entretanto, se você ainda não tem certeza se deve ou não usar um software proprietário em sua empresa, confira algumas de suas vantagens:


  • Maior funcionalidade e conveniência: ao contrário dos programas de código aberto, os sistemas proprietários são mais fáceis de aprender, o que leva a processos de trabalho mais rápidos.

  • Suporte ao cliente superior: o software proprietário é normalmente menos acessível do que o software de código aberto, porém ele inclui o benefício do suporte técnico.

  • Menores custos de manutenção: embora o software proprietário custe mais, você economiza dinheiro a longo prazo. Se você optar por comprar software proprietário, seu desenvolvedor estará disponível para ajudar com manutenção, configuração e problemas técnicos sem custo adicional.

  • Vantagem competitiva mais forte: a tecnologia proprietária ajuda as organizações a serem mais lucrativas, produtivas e inovadoras. Esta tecnologia permite criar soluções que vão ao encontro das necessidades da empresa e dos processos existentes. Você pode inclusive usá-lo para aumentar e diversificar suas ofertas.

  • Financiamento seguro para o seu negócio: o desenvolvimento de tecnologia proprietária pode ajudar sua pequena empresa a obter financiamento com mais facilidade. Você poderá cobrar valores mais altos porque nenhuma outra empresa oferecerá o mesmo produto ou serviço que você - o que te permitirá obter um lucro maior.

A Evoluum conta com cases de sucesso cocriando tecnologias, com a Koerich e com a UGF.


Agora que você já conhece os benefícios que um software proprietário pode te proporcionar, que tal compartilhar este post com os amigos?


10 visualizações0 comentário