Como ter um processo de inovação estruturado?
- Evoluum
- 15 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Um projeto normalmente é considerado inovador quando obtêm êxito na materialização de ideias originais. Assim, em tempos de inovação digital e mudanças nos padrões de consumo, pensar em processo de inovação estruturado é condição essencial para as empresas que desejam estar um passo à frente no mercado.
De um modo geral, gestores e administrações corporativas do passado podiam aceitar o retorno financeiro como uma garantia da consolidação e sucesso de suas marcas. Entretanto, após essa “virada de chave” do mundo dos negócios, engana-se quem acredita que as características acima são motivos suficientes para permanecer estagnado.
Sob esse ponto de vista, a área das tecnologias e da inteligência artificial tem assumido protagonismo nesse novo zeitgeist corporativo. Acompanhe a leitura para saber como ter um processo de inovação estruturado em sua empresa e os benefícios do auxílio das novas ferramentas digitais.
Por que a sua empresa precisa de uma gestão de inovação
Conforme mencionamos anteriormente, os consumidores e os públicos das empresas são hoje muito mais exigentes com relação às experiências de consumo e compra de produtos ou serviços. E é preciso preparar-se para esse novo ciclo, desenvolvendo ações e produtos que entreguem valor e reconhecimento legítimos. Caso contrário, corre-se o risco de que os negócios sejam superados. Ou seja, vistos como obsoletos pelos clientes.
Com isso, a palavra inovação adquire novos contornos nos setores atuais. Ela pode significar o desenvolvimento de um novo produto, um projeto de comunicação, ou até mesmo mudanças de funcionamento dos setores internos de uma determinada empresa. Independentemente de sua aplicabilidade, que é variada, os processos de inovação apontam rumo à existência futura dos negócios – e dependem profundamente dos avanços tecnológicos.
Hoje, uma parcela nada modesta das ideias e convicções corporativas tradicionais do passado adquiriram uma nova face. Isso aconteceu porque muito mais do que entregar um produto ou serviço, as empresas precisam caminhar sobre novos terrenos, rumo a um processo de transformação e modernização constante.
Nesse cenário, apostar em um processo de inovação estruturado é o que irá retirar a sua empresa da lista de negócios com risco de extinção. Para visualizar isso, por exemplo, podemos relembrar a força que os cartões de crédito mantinham até pouco tempo atrás. Ninguém ousaria imaginar que formas de pagamento móveis, mais rápidas e simples, tomariam o lugar dos tão queridos cartões de plástico.
Dessa forma, não basta apenas reconhecer que os tempos são outros. É preciso insistir de modo consistente no desenvolvimento de estratégias de inovação. Afinal, o fato de que os empreendimentos tecnológicos vieram para ficar deixou de ser novidade. Inclusive, foi por meio deles que você chegou até o nosso Blog!
O que você precisa saber para inovar nos negócios
De acordo com o Índice Global de Inovação de 2021, os setores mais perenes e resilientes são aqueles que trouxeram o mote da digitalização, da inovação e da tecnologia para dentro de seus processos.
Nesse sentido, o processo de inovação estruturado é fundamental para os desafios atuais e futuros. Por meio dele, as empresas descobrem formas de implementar ideias novas, originais e factíveis, potencializando resultados e posicionando marcas de forma concisa no mercado.
A inovação tecnológica está presente tanto no âmbito industrial quanto no âmbito doméstico. Todavia, sua aplicação tem sido especialmente visada pelas empresas. Isso acontece em virtude do rápido desenvolvimento dos aparelhos móveis e outros utensílios autônomos, que possibilitam maior praticidade na execução de tarefas.
Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar que a inovação tem sim uma função estratégica dentro das empresas. Mesmo porque o sucesso de qualquer ação hoje está condicionado ao quão inovador e inteligente se é.
E para que isso ocorra, deve haver um redirecionamento de foco e prioridades dentro dos projetos estratégicos. Isto é, a energia que se gasta no desenvolvimento de estratégias de atração de clientes e venda de produtos/serviços precisa ser dedicada com a mesma proporção em criações inovadoras.
Desse modo, a inovação tecnológica se dá majoritariamente em três instâncias: machine learning, banco de dados digital e experiência de usuário. Vale dizer que todas elas estão relacionadas, de certa forma, exercendo influência mútua umas sobre as outras. Contudo, cada ponto exerce um papel diferente dentro dos processos de inovação.
Assim, o machine learning, ao prometer rapidez e adaptação às necessidades dos usuários, registra e define padrões de uso, o que também permite respostas mais autônomas. Ao passo que o gerenciamento de dados serve como suporte para tomadas de decisão mais assertivas por parte dos gestores. Pois, na medida em que se tem acesso às informações dos usuários, mais fácil é direcionar estratégias e desenvolver produtos voltados para a preferência dos mesmos. Por fim, a experiência do usuário corresponde a um campo mais amplo, que está relacionado ao uso de produtos e serviços operados por meio de inteligência artificial (softwares e aplicativos).
De qualquer forma, as três funcionalidades acima, quando trazidas para dentro dos negócios, são potentes ferramentas, que podem elevar a sua empresa a outro patamar, entregando maior eficiência e melhorando a performance em todas as ações.
Faça inovação em todos os níveis: tenha um processo de inovação estruturado!
A gestão de inovação a ser implementada na prática é um desafio para as empresas. Para ser efetiva, se exige monitoramento e definição de métricas de análise de resultados. Essa situação, por consequência, pede planejamento. Por conta disso, é preciso pensar em inovação de forma contínua, como um projeto que terá duração perene dentro das corporações. Sem data para acabar!
Logo, para ter um processo de inovação estruturado, todos os setores internos devem estar preparados para essa nova fase administrativa. E isso inclui tanto aperfeiçoamento de gestão, quanto inclusão de colaboradores e funcionários nos processos de criação e decisão. Essa é uma visão contemporânea de empreendimento, que reconhece a importância da integração completa de todos os agentes e ativos das empresas.
Lembre-se: cultura corporativa não se faz por decreto. Nenhuma mudança radical acontece do dia para noite. Uma cultura inovadora de verdade depende, em larga medida, de adaptações e alterações gradativas, que deem conta de implementar novos hábitos na empresa. Assim, a inovação será impressa no DNA da sua marca, refletindo em geração de tendências e criação de ações que fazem acontecer!
Para obter ajuda na busca por soluções inteligentes, conte com os serviços da Evoluum. Nossa empresa utiliza a tecnologia como forma de gerar valor às empresas, liberando fluxos e facilitando o dia a dia das pessoas.
Acesse nossa página principal e fale conosco!
Comments