A modernização acelerada que o mundo enfrenta nas últimas décadas, com avanços tecnológicos gigantes e mudanças expressivas nas relações pessoais e de trabalho acontecendo no intervalo de poucos anos, fez da obsolescência uma realidade em diversas ocasiões.
Seja de produtos, pensamentos, estratégias e até empresas completas, a obsolescência pode chegar em questão de poucos anos, surpreendendo empresários mais tradicionais que estão acostumados a um ritmo de mudança e avanço tecnológico mais gradual, tornando esses processos, produtos ou pensamentos ultrapassados e inúteis.
Frente a esse cenário, muitos podem pensar que a melhor forma de se prevenir e não ficar para trás em relação aos seus concorrentes e aos avanços rápidos que o mercado sofre constantemente é abraçar inteiramente o futuro. Mas a verdade é que, ao construir um planejamento inovador, não podemos esquecer do passado e do legado que um negócio pode transpor nessa nova realidade do mercado corporativo.
Muitas vezes, o legado e a história de um negócio são a base que solidificou toda a marca, e abandoná-los inteiramente para tentar se adequar à transformação digital exigida pelo mercado nessa nova economia pode ser um erro!
Casar a inovação tecnológica com o legado e história da sua empresa é uma estratégia muito mais segura e com mais chances de sucesso, tanto externa quanto internamente. Isso porque, muitas vezes, o legado não está somente nos equipamentos, produtos e processos, mas também nas pessoas que compõem sua equipe.
Mesmo que alguns dos colaboradores não estejam tão capacitados para essa nova realidade das relações de trabalho, eles podem entender como ninguém a mensagem que sua marca quer passar, como ela quer passar e como desenvolver um trabalho intimamente ligado aos seus valores e tradições.
Tradições que, ao contrário do que muitos pensam, não precisam ser abolidas ou mudar completamente. Ao invés disso, elas podem ser adaptadas a esse novo ambiente digital e integradas numa modernização conjunta e abrangente, que inclui, além dos processos, as pessoas que compõem o seu negócio.
Capacitar colaboradores valiosos e mais antigos da empresa para adequá-los à transformação digital, assim como compor, em conjunto com aqueles que serviram de base para a construção do negócio, uma equipe mais jovem e ligada nas novas tecnologias, para fomentar uma troca de experiências, podem ser estratégias importantes para tornar sua empresa cada vez mais plural, diversificada e sólida.
Um colaborador que está há mais de 20 anos na empresa, mesmo não estando atualizado com as mais novas técnicas e equipamento do mercado, possui uma experiência singular que ajudou a construir a base para o que a empresa é hoje e pode ser uma peça essencial na construção dessa nova base, dentro desse contexto de modernização e transformação digital.
O mesmo pensamento pode ser aplicado em processos, produtos ou tradições da empresa que, à primeira vista podem parecer obsoletos, mas que não precisam ser excluídos totalmente, e sim adaptados a essa nova realidade.
Essa estratégia, inclusive, é uma ótima forma de se destacar de muitas empresas que só pensam em se modernizar e esquecem da autenticidade, deixando de lado o legado que construíram ao longo dos anos e que influencia diretamente nas relações entre os clientes e, também, entre as equipes internas.
Além da capacitação profissional, a integração entre o passado e o futuro são essenciais para a construção de uma empresa atemporal e preparada para as mudanças, tanto tecnológicas quanto estratégicas, que estão por vir.
A troca de experiências e o trabalho conjunto desenvolvido tanto por profissionais que tem a inovação e fome por novidades como seu guia, quanto por trabalhadores que abraçam a tradição e a fazem dela um norte para suas decisões é necessário para que a empresa consiga buscar essas novas relações de trabalho do mercado contemporâneo sem perder a base que construiu ao longo dos anos.
A terceirização de serviços relacionados à inovação e transformação digital também é uma ótima saída para as empresas que desejam integrar essa nova realidade sem perder a essência que as define.
Isso porque, ao terceirizar alguma demanda de tecnologia, é possível trazer uma nova visão para um projeto, com experiências únicas e uma bagagem profissional específica, sem perder o legado e os valores que seu negócio construiu ao longo dos anos, resultando em projetos cada vez mais abrangentes e sólidos.
E nós da Evoluum podemos ser essa ponte entre o passado e o futuro, aplicando a transformação digital do seu negócio sem que ele perca as características, tradições e o legado que faz ele ser único.
Comments