Principais metodologias de desenvolvimento de soluções empresariais


As metodologias de desenvolvimento de software consistem em um conjunto de abordagens que têm como fim obter o máximo de resultados positivos em um projeto.

O sucesso de qualquer processo feito por uma empresa está diretamente ligado à escolha da ferramenta certa para auxiliá-lo.

Hoje em dia, já existem inúmeros tipos de métodos que podem ser adotados em um negócio, porém, cada um deles possui as suas características, que fazem com que o responsável pela empresa precise conhecer o que cada um deles pode oferecer, para cada um dos projetos executados pela companhia.

Conheça um pouco mais sobre as 4 metodologias de desenvolvimento mais procuradas no mercado atual:


Metodologia Ágil

A metodologia ágil possui foco no próprio projeto ou então no produto que está sendo trabalhado no momento.

Com ela é possível avaliar as melhorias e alterações constantes que podem ser necessárias de acordo com o feedback dos usuários, dos clientes ou então da própria equipe de criação.

O processo envolvido neste tipo de ferramenta não possui estruturas rígidas, o que permite períodos mais curtos de desenvolvimento, fazendo com que os resultados esperados sejam obtidos de maneira mais rápida.

Ela é uma das metodologias mais flexíveis que existem no mercado, pois o seu principal princípio é considerado universal para todas as empresas e equipes.


Metodologia de cachoeira

Já a metodologia de cachoeira é considerada o oposto da ágil. Isso porque a abordagem deste tipo de ferramenta visa a utilização de controles e processos mais rigorosos.

Neste caso, uma nova etapa do projeto só poderá ser iniciada quando as anteriores já estiverem totalmente concluídas. Isso faz com que os passos e ações sejam orientados de maneira gradual.


Método de Desenvolvimento de Sistema Dinâmico (DSDM)

O DSDM é considerado um método ágil e é utilizado para desenvolver e gerenciar projetos de maneira mais estruturada e com entregas mais rápidas que agregam valor para os clientes.

Ele é baseado na prática e uma das suas principais características é auxiliar em serviços com escopos que se alteram frequentemente.

Este método conta com diversos frameworks e você pode escolher aquele que mais se encaixa no seu negócio.


Scrum

O método Scrum pode ser considerado uma etapa adicional à metodologia ágil. Isso porque um dos seus principais objetivos é agregar mais produtividade nos processos de um planejamento.

Ele é considerado um dos mais elaborados no quesito gerenciamento, isso porque com ele é possível criar listas dos trabalhos ainda pendentes, sessões de planejamento e até reuniões diárias para que a equipe possa discutir os próximos passos.

Ele permite que os envolvidos possam identificar e corrigir possíveis problemas e obstáculos que venham a surgir durante o processo de execução de um projeto.

Todas as metodologias de desenvolvimento apresentadas anteriormente podem auxiliar uma empresa a obter mais resultados para os seus clientes.

No entanto, é indispensável que os responsáveis façam uma boa escolha de qual ferramenta escolher para auxiliá-lo neste momento.


Gostou do conteúdo e deseja obter mais resultados positivos para o seu negócio a partir das metodologias de desenvolvimento? Então conte com a Evoluum e com a sua equipe de especialistas para te ajudar com essa necessidade!


6 visualizações0 comentário