top of page

Times de tecnologia: a importância de incluir na sua estratégia



As famosas squads de tecnologia já estão sendo consideradas parte da estratégia de crescimento empresarial de muitos negócios. Isso acontece porque os times de tecnologia possuem uma composição mista, com profissionais de diferentes áreas de conhecimento, mas que trabalhando de forma colaborativa, geram uma força imensa para o desenvolvimento da empresa


Já comentamos por aqui o quanto é importante criar diferencial competitivo em um mercado que está em constante mudança e que exige inovações e novas tecnologias continuamente. É importante lembrar que esse movimento de transformação digital é baseado nas alterações do mercado para seguir a Nova Economia.


Como são os times de tecnologia?


Os times de tecnologia são compostos de diferentes maneiras, de acordo com a necessidade da empresa ou do produto/projeto que está sendo desenvolvido. Esses times contam com uma equipe de desenvolvedores, juntamente com arquitetos e engenheiros e também contam com gestores de produto e projeto, além de alguém responsável pela metodologia de trabalho.


As squads de tecnologia trabalham com metodologias ágeis, isso significa que elas seguem processos que tornam o desenvolvimento de soluções muito mais rápido e eficiente.


Por ser um time misto, com diferentes experiências e conhecimento, os times de tecnologia conseguem planejar, identificar as dificuldades dos clientes ou do mercado, encontrar novas soluções, desenvolver testes para validação e tudo isso, seguindo os objetivos de crescimento empresarial do negócio.


É um erro pensar que os times de tecnologia são focados somente na parte técnica de desenvolvimento de sistemas e software. Existem pessoas no time com know-how específico em negócios.


Trabalho colaborativo em squads de tecnologia


Talvez você já tenha percebido que, como os times são mistos, um depende do outro para fazer com que tudo funcione como esperado. Um dos grandes benefícios do trabalho em equipe de times de tecnologia é a colaboração entre as pessoas. Times multidisciplinares funcionam e geram grandes resultados, principalmente, quando existe uma cultura que incentiva a escuta, o diálogo, a troca de experiências e a colaboração entre diferentes áreas.


Outro ponto positivo do trabalho colaborativo nas squads é a agilidade e organização. As metodologias ágeis colaboram para que esse processo de priorização de demandas aconteça, mas é a habilidade da equipe que conta na hora de executar o planejamento.


Metodologias Ágeis


Os métodos ágeis têm sido utilizados frequentemente em times focados em crescimento, que podem ou não ser times de tecnologia e desenvolvimento. Para que o método seja aplicado, algumas ferramentas podem ser utilizadas, como Scrum, Lean, Kanbam.

É importante que as empresas que iniciarem o uso dessas ferramentas, implementem uma cultura de métodos ágeis em todos os setores da empresa, e não só em equipes técnicas. É fundamental que essa cultura seja disseminada entre todos para que ruídos em informações e processos sejam evitados.


As ferramentas auxiliam na redução de burocracias e por simplificar os processo, garantem que o foco dos times seja direcionado ao desenvolvimento de novas soluções. Além disso, as pessoas do time possuem uma maior autonomia, podendo buscar alternativas para solucionar problemas e erros de forma mais efetiva.



Time de tecnologia como estratégia

Com todos esses benefícios listados, fica mais fácil entender o motivo pelo qual as empresas estão investindo mais em squads de tecnologia e desenvolvimento. Fica claro que, com o uso de metodologias ágeis, times diversificados e trabalho colaborativo, tudo acontece de forma mais inovadora, rápida e eficaz, e com ganhos de produtividade enormes.


Com o acompanhamento semanal de execução de tarefas e seguindo o objetivo de negócio da empresa, é possível mensurar ruídos ou impedimentos na execução de projetos, prever custos e trabalhar com escopo aberto, gerando um impacto mínimo quando mudanças são necessárias.

Saiba +

Somos especialistas em auxiliar empresas tradicionais a fazer parte da Nova Economia, por isso, aqui no Blog da Evoluum, produzimos muito conteúdo sobre Inovação, Tecnologia, Desenvolvimento de Software e Nova Economia.




208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page